Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

10.02.2008 | 23:18

Análise da semana: 06 a 08/02

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Ibovespa, por Dalton Vieira

O retorno do carnaval não foi dos melhores na Bovespa. No primeiro dia (06) parecia que a ressaca dominava o pregão, devido ao comportamento das bolsas de valores pelo mundo nos dias 04 e 05/02. Os dois últimos dias da semana (07 e 08) foram marcados pela indecisão, principalmente no pregão da sexta-feira (08) onde as bolsas de valores na Europa e nos EUA alternavam entre alta e baixa.

Gráfico Semanal

Durante a curta semana pós carnaval o Ibovespa registrou queda de 3,28%, reduzindo os ganhos da semana anterior. Além disso, o IBOV voltou para baixo da média móvel de 13 períodos (MME13), terreno dos ursos (vendedores). O sinal de alta da semana de 28/01 a 01/02 continua prevalecendo, enquanto não houver um fechamento abaixo de 56.360 pontos (importante suporte). As máximas destas duas últimas semanas (61.186 e 61.076 pontos) são as resistências mais próximas do gráfico semanal, juntamente com a MME13.

Gráfico Diário

Após o forte sinal de baixa no dia 06/02 observamos o equilíbrio entre touros e ursos, mantendo o IBOV abaixo da MME13. Ao meu ver o que pode sinalizar a direção do mercado nos próximos dias será um fechamento acima ou abaixo da máxima (59.581) ou mínima (58.029) do candle (Doji) do dia 07.

Um fechamento acima de 59.581 provavelmente impulsionará o IBOV a testar a resistência em 61.186. Um fechamento abaixo de 58.029 provavelmente impulsionará o teste do suporte em 56.360. Há um suporte também na região dos 57.460 pontos.

Cenário Externo

As bolsas de valores nos EUA praticamente anularam a alta da semana anterior. O índice Dow Jones fechou inclusive abaixo da abertura da semana anterior, registrando uma queda superior a 4%. O índice S&P 500 quase fez o mesmo. A semana foi dominada pelos ursos, onde apenas no dia 07 os índices fecharam em alta.

Nesta próxima semana os indicadores econômicos mais significativos serão divulgados a partir da quarta-feira (13).

Investidores Estrangeiros

O mês de janeiro registrou um recorde de vendas dos investidores estrangeiros na Bovespa. O saldo (compras – vendas) ficou negativo em R$ 4,73 bilhões. Farei uso agora da famosa frase muito bem usada nas charges do Fantástico. Nunca na história deste país o saldo dos investidores estrangeiros na Bovespa ficou tão negativo. Este pode ser um indício de uma queda maior no Ibovespa nos próximos meses.

Na minha opinião nesta tendência de baixa do gráfico diário as compras de curto prazo devem ser muito bem planejadas, próximas à suportes importantes do gráfico semanal ou mensal e após um bom movimento de baixa. Um exemplo deste cenário ocorreu nos dias 22 e 23 de janeiro/2008 (oportunidades de compra). É ter paciência para aguardar uma nova oportunidade.

Importante: Curso em Taubaté/SP – Inscrições abertas. Clique aqui e sabia mais.

Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Filipe disse:

    Olá Dalton, tudo certo?

    Estive analisando hoje e, você espera que amanhã tenhamos uma realizada? O clímax de todos os setores que vi (financeiro, MAS, IBOV, minha carteira e outros) estão extremamente elevados (sei que isso sozinho não significa muita coisa). Aliado a isso, temos a certa fraqueza mostrada na alta de hoje (12/02/08), deixando grande pavio no candle e fechando relativamente longe da máx.

    Abraços,
    Filipe

  2. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Filipe,

    Tudo ótimo! Você tem razão em relação aos pontos negativos para a alta atual do Ibovespa. Entretanto, ainda há mais pontos positivos, conforme destaco na última análise.

    Os pontos negativos são por enquanto apenas um alerta para os comprados no curto prazo. O fechamento desta semana será importante para identificar os próximos passos do IBOV, principalmente para direcionar o lado operacional.

    Obrigado pelo comentário e por sua análise.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.