Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

18.02.2008 | 0:09

Análise da Semana: 11 a 15/02

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal

A semana no Ibovespa terminou com alta de +3,72%. A alta poderia ter sido maior não fosse a ação dos ursos (vendedores) na resistência em 62.536 pontos. Este foi o ponto negativo da semana, onde a pressão vendedora “deixou” o pavio praticamente do tamanho do corpo do candle na importante resistência, proporcionada pela máxima da semana de 14 a 18/01.

Os pontos positivos foi que o IBOV fechou acima da máxima da semana anterior e da média móvel de 13 períodos (MME13), retornando ao terreno dos touros (compradores).

Gráfico Diário

Na sexta-feira (15) o Ibovespa confirmou o sinal de baixa do dia anterior e fechou o dia em baixa de 0,88%. O lado positivo desta baixa foi o fechamento acima da suporte em 61.186 pontos, que foi uma importante resistência no início da semana. Os próximos suportes neste tempo gráfico estão em 60.645 e MME13.

A semana encerrou com mais pontos positivos do que negativos. Entretanto, ao meu ver os critérios para realizar uma compra nesta semana são maiores do que em outro cenário. O motivo é que há alguns pontos negativos consideráveis, como:

  1. A resistência no semanal em 62.536 pontos;
  2. A resistência no diário em 63.614 pontos, que é a principal por anteceder o forte movimento de baixa que chegou aos 53.010 pontos.
  3. O saldo dos investidores estrangeiros que estava positivo em mais de R$ 800 milhões, sofreu uma forte baixa no dia 13. O saldo continua positivo acima dos R$ 100 milhões, mas a baixa do último dia de registro (13) representou a baixa no IBOV nos dias 14 e 15.

Na minha opinião o fechamento da semana que representaria um forte sinal de alta seria acima de 62.536 pontos. Agora é acompanhar de perto esta semana para monitorar os rastros do big money. A segunda-feira (18) provavelmente será de baixo volume financeiro devido ao feriado nos EUA (President’s Day).

Shooting Star

As principais ações da Bovespa (VALE5 e PETR4) terminaram a semana com a formação do padrão de reversão dos candles chamado Shooting Star (gráfico semanal), o qual ocorre na máxima de um movimento de alta. O sinal de reversão mais representativo é o da VALE5, pois ocorreu abaixo da MME13 e não conseguiu fechar acima de $47,05. Ambos os sinais necessitam de confirmação. De qualquer forma são mais dois pontos para aumentar os critérios de uma possível compra nesta semana.

Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Anonymous disse:

    Bom dia, na sua opinião a vale terá proxima resistencia em que valor, será que busca topo histórico??

  2. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá,

    A próxima resistência da VALE5 está em $50,00. No momento está testando a resistência proporcionada pela média móvel de 65 dias.

    Não dá para dizer ainda se vai buscar o topo histórico. A notícia do reajuste de preço do minério de ferro que ela exporta foi muito bom. Tanto que abriu um grande gap de alta no gráfico (acima da máxima da semana anterior).

    Agora é avaliar bem o comportamento nesta semana para verificar se terá força compradora suficiente para elevar o preço ao topo histórico, ultrapassando uma série de resistências.

    Obrigado pela participação.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.