Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

19.04.2008 | 12:19

Análise da semana: 14 a 18/04

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal

O Ibovespa fechou a semana com alta de 3,73% em 64.922 e se aproximou do fechamento histórico (65.638) do gráfico semanal (figura ao lado). O ponto interessante é que alta da semana foi iniciada após o teste da média móvel exponencial de 13 períodos (MME13), demonstrando o controle da situação por parte dos touros (compradores). Este fato foi destacado na análise semanal anterior.

O candle da semana sinaliza o possível teste do suporte proporcionado pela média móvel exponencial de 13 períodos, atualmente em 61.775 pontos.

A próxima região de resistência importante vai de 65.409 (máxima da semana ou candle anterior) até o topo histórico em 66.528 pontos. São basicamente 1.000 pontos onde poderá ocorrer uma pressão vendedora (ação do ursos). O candle de alta e o volume financeiro desta semana aumenta a probabilidade do IBOV testar esta região de resistência com possibilidade de romper a máxima histórica.

Gráfico Diário

Se a ação compradora no gráfico semanal ocorreu na MME13, no diário ocorreu na média móvel de 65 dias. Os suportes proporcionados por estas médias móveis, principalmente nos dois tempos gráficos representaram bons pontos de compra. Além disso, reforçaram o controle da situação por parte dos touros.

O sinal de alta do dia 16/04 aumentou consideravelmente a possibilidade do teste do topo histórico. Abaixo descrevo alguns fatores que apóiam este sinal de alta.

  1. Ocorreu em uma importante região de suporte destacada em análises anteriores;
  2. Foi acompanhado de um grande volume financeiro;
  3. On Balance Volume (OBV) sinalizando o rompimento do topo histórico;
  4. Investidores estrangeiros comprando fortemente nesta semana (até o dia 16).

Semelhante ao gráfico semanal a região de resistência no diário vai de 65.409 a 66.528 pontos, o que reforça a importância e a possibilidade da ação dos ursos nesta faixa. Na sexta-feira (18) já houve uma pequena ação dos vendedores ao se aproximar da máxima do dia 07 (65.409), gerando um alerta para os comprados.

Investidores Estrangeiros

O saldo dos investidores estrangeiros (SIE) do mês de abril (até o dia 16) está positivo em R$ 3,86 bilhões. O saldo nos 03 primeiros dias desta semana (R$ 2,1 bilhões) representa 54,4% do SIE no mês. Este fato é coerente com o movimento de alta atual e reforça a possibilidade do rompimento do topo histórico.

A seguir gráfico diário com a evolução do SIE e Ibovespa no mês de abril (até o dia 16).


Participação dos Investidores na Bovespa – 16/04


Bancos – Destaques da semana

As ações dos bancos (BBAS3, BBDC4, ITAU4 e UBBR11) geraram excelentes pontos de compra no dia 16/04, coerentes com o sinal do Ibovespa. O sinal de alta destas ações foram acompanhados de um ótimo volume de negociações, o que favoreceu a entrada no dia seguinte (17). Todas estas ações terminaram a semana com alta de 7 a 10%, deixando um forte candle de alta no gráfico semanal.

Será que estas ações darão uma nova oportunidade de entrada na próxima semana?

Por enquanto o que tenho a dizer é: aproveite o seu final de semana e feriado.

Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Jean disse:

    Dalton, tu concordas com a idéia de um OCOI no rompimento do TH no semanal do IBOV? Qual seria a projeção? Grande abraço, Jean.

  2. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Jean,

    Concordo que tenha uma figura semelhante a uma OCOI (Ombro Cabeça Ombro Invertido) no gráfico semanal do IBOV. Sua projeção levaria o Ibovespa praticamente aos 80.000 pontos.

    No entanto, particularmente dou mais importância quando a OCOI ocorre em uma tendência de baixa, ou seja, mais no fundo do gráfico do que no topo (máxima histórica). Observe por exemplo a OCOI em agosto/setembro de 2007 no gráfico Diário, onde havia uma tendência de baixa.

    No gráfico diário a expansão de 161,8% (Fibonacci) do movimento de alta que vai do dia 20/03 a 07/04, teoricamente sinaliza o Ibovespa na faixa dos 70.000 pontos.

    O cenário atual do Ibovespa é interessante para que esta expansão ocorra, caso não haja notícias ruins da crise americana neste meio tempo.

    Obrigado pela participação.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.