Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

21.07.2008 | 0:32

Análise da Semana – 14 a 18/07

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal

O Ibovespa terminou a semana com uma leve queda de 0,27%, abaixo dos 60.000 pontos. O candle desta semana não conseguiu fechar acima da máxima da semana anterior nem da média móvel simples de 65 períodos, as quais representam resistências no gráfico semanal (figura ao lado).

Este fato demonstra fraqueza dos touros (compradores), o que pode levar o Ibovespa a testar o suporte em 57.824 pontos. Para uma possível subida a máxima desta semana em 62.606 será uma resistência para os touros.

Gráfico Diário

Após uma forte queda na quinta-feira (17) o IBOV tentou uma reação na sexta-feira (18), mas parou na média móvel exponencial de 13 períodos. Nesta resistência os ursos (vendedores) voltaram a entrar em ação, conseqüentemente mantendo o controle da situação.

O candle com a formação de um doji (18) poderá representar um sinal de alta caso ocorra um fechamento acima de 61.298 pontos. Por outro lado, se ocorrer um fechamento abaixo 59.479 (mínima do doji) poderemos ver o Ibovespa buscando a casa dos 57.000 pontos. Os suportes para uma possível queda estão em:

  • 59.088 – menor fechamento do movimento de baixa anterior.
  • 57.945 – mínima do dia 08.
  • 57.824 – mínima do dia 20/03.

Participação dos Investidores – 16/07

A seguir a participação dos investidores na Bovespa, referente ao mês de julho até o dia 16.


Divergência de baixa

Após o dia 16 percebemos através do gráfico abaixo que aumentou a divergência baixa do saldo dos investidores estrangeiros (SIE) e o Ibovespa.


Portanto, o movimento de alta do IBOV iniciado no dia 08 não teve a colaboração do capital estrangeiro. Este não é um bom sinal, pois o ideal é haver a entrada de capital estrangeiro apoiando uma alta do índice.

Baseado nos sinais da LAD (linha de avanços e declínios) e do SIE, a maior probabilidade é a de ocorrer a perda do suporte em 57.824 pontos.

Boa semana a todos. Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Anonymous disse:

    Olá Dalton

    Em suas análises, não vejo você levar em consideração nenhum indicador como ifr por
    exemplo. Você não gosta deles?

    Pergunto porque ao ler o artigo de hoje, parece que você acredita que a tendência de baixa ainda se manterá. E tomando como base a vale5, ela não estaria sobrevendida? Nem que seja um repique de 10%(chute), para poder cair mais?

    Opinião de iniciante, mas o cenário geral realmente não é bom, porém já é bem conhecido por todos. Não existe notícia ruim nova, existe?

    Abraço
    Herbert

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Herbert,

    Eu olho o IFR, o histograma MACD e o OBV, porém estes indicadores são apenas um somatório da variáveis do cenário.

    Jamais uso por exemplo o IFR como decisão de investimento, ou seja, ele deve no mínimo estar coerente com a leitura do gráfico.

    A maior probabilidade é da tendência de baixa no Ibovespa se manter. Agora isto não quer dizer que não possa existir uma correção de uma outra ação do índice.

    Por exemplo, se você analisou a um oportunidade de compra de curto prazo na VALE5, é importante traçar o objetivo de saída da operação, pois realmente o cenário do mercado ainda não demonstra que este seja o ponto mais baixo (fundo) da queda do Ibovespa.

    Muito obrigado pelo seu comentário. Espero sempre vê-lo por aqui.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.