Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

23.08.2008 | 1:24

Análise da semana: 18 a 22/8

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal – Reação no suporte

A semana terminou com o Ibovespa registrando alta de 2,96% após testar o suporte em 53.010 pontos. O bom fechamento em 55.850 pontos sinaliza o provável teste das resistências em 56.973 (máxima do candle anterior) e 57.824 pontos (mínima do antigo fundo).

O lado negativo é que já houve uma pequena freada na subida do IBOV ao chegar na resistência em 56.360 pontos, região onde tivemos basicamente a mínima de duas semanas (linha cinza no gráfico acima). Vamos agora colocar uma lupa no gráfico semanal.

Gráfico Diário

No último dia (22) da semana o Ibovespa fechou praticamente estável (-0,15%), o que representou a formação de um Doji. Este padrão dos candles é um alerta para os comprados no atual movimento de alta.

Se no pregão seguinte o fechamento for abaixo de 55.201 pontos teremos então um sinal de baixa, pois além de fechar abaixo da mínima do doji voltará para baixo da média móvel exponencial de 13 períodos (MME13). O lado positivo foi que o pregão terminou demonstrando uma reação dos touros (compradores), conforme destaquei no gráfico ao lado retirado do site da Bovespa.

Participação dos Investidores – 20/8

A seguir a participação dos investidores na Bovespa, referente ao mês de agosto até o dia 20.


Como era de se esperar os investidores estrangeiros compraram mais do que venderam nos dois dias (19 e 20) responsáveis pela formação do fundo no gráfico diário do Ibovespa. Portanto, tivemos um fundo no suporte dos 53 mil pontos acompanhado da entrada de capital estrangeiro na bolsa, o que apóia a alta do índice.


O único porém é que o saldo positivo destes dois dias foi baixo. Após uma queda do índice de mais de 20 mil pontos em 03 meses, o ideal seria uma entrada maior dos estrangeiros neste suporte. Desta forma, é muito importante acompanhar o comportamento dos gringos nos próximos dias para sabermos se o IBOV tem força para subir até os 60 mil.

Caso contrário poderemos ver o índice nos 48 mil pontos. Qual a sua análise ou expectativa para o Ibovespa, continuar a subida ou voltar a cair?

Tenha um ótimo final de semana. Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Ivan disse:

    Bom dia, ótima análise, parabens, minha aposta é ibov até 60k, os gringos não estão vendendo forte;
    Minha estratégia é esta, assim que bater nos 60K ou proximo me desfaço de vale petro, csn aplico um stop, tem muita noticia sobre ela, pode dar repique;;
    Tomara que dê certo, pra ver se minha carteira não fica tão negativa!!

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Ivan,

    Obrigado pelos parabéns. Também espero que o Ibovespa tenha força suficiente para buscar os 60 mil pontos e quem sabe retomar a tendência de alta. Seria ótimo para todos.

    Parabéns pela estratégia. É sempre importante ter um planejamento considerando várias possibilidades.

    Obrigado pela participação e por compartilhar sua estratégia conosco.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.