Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

24.05.2008 | 12:49

Análise da Semana: 19 a 23/05

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal

Nesta semana o Ibovespa fechou em baixa de 1,81% após oscilar acima dos 73.000 pontos. Os principais suportes neste tempo gráfico estão em:

  • 69.068 – mínima da semana de 12 a 16/05;
  • 66.528 – topo histórico anterior; e
  • média móvel exponencial de 13 períodos (MME13).

Antes destes suportes destacados no gráfico acima há também um suporte “psicológico” nos 70.000 pontos, o chamado número redondo.

Gráfico Diário

O Ibovespa iniciou a semana alcançando a expansão de 200% do Fibonacci, que projetava o IBOV nos 73.000 pontos, conforme destacado aqui no blog em análises anteriores. Ao invadir esta faixa houve dois dias consecutivos de divergência de baixa (19 e 20/05).

No 2º dia (20) de divergência tivemos a formação de um Hanging Man, que representa um padrão de reversão dos candles com a necessidade de uma confirmação. Esta ocorreu no dia seguinte (21) após o fechamento em 72.294 pontos, queda de 1,66% no índice.

O pregão da sexta-feira (23) apenas confirmou a maior probabilidade de baixa sinalizada pelo candle do dia 21 e também pelo desempenho das commodities no dia 22, destacada na análise anterior. Ontem (23) o IBOV fechou em baixa de 1,17% após testar o suporte proporcionado pela MME13, local onde ocorreu uma pressão compradora reduzindo a queda do dia que chegou a ser de 2,1%.

Além da MME13 há também uma zona de suporte que vai de 70.031 (mínima do dia 15) e 69.017 (menor fechamento da pequena congestão – bandeira de alta). Ambos suportes estão sinalizados através da linha azul no gráfico diário logo acima.

Investidores Estrangeiros

Além das divergências de baixa supracitadas os investidores estrangeiros também deram seu sinal de baixa ao vender mais do que comprar no dia 20. O saldo dos investidores estrangeiros (SIE) neste dia fechou negativo em R$ 868,71 milhões. O SIE no mês de maio continua positivo em R$ 2,88 bilhões.

Observe no gráfico abaixo a divergência de baixa do SIE em relação ao IBOV no dia 20. Realmente é uma pena a Bovespa não fornecer esta informação sem os dois dias de defasagem.

Evolução no mês SIE x IBOV


Participação dos Investidores – mês de maio até o dia 20/05


O cenário para compra continua interessante. Agora é aguardar um indicativo de alta que poderá levar o Ibovespa para a casa dos 77.000 pontos (expansão de 261,8% do Fibonacci). Podemos ter topos e fundos descendentes, a chamada correção ABC das ondas de Elliot, antes de ganhar força para atingir este patamar. Será?

Enquanto isso aproveite o seu final de semana. Até breve!

Importante: Invista na sua educação financeira. Inscreva-se para o curso Aprendendo a Operar no Mercado de Ações. Clique aqui e garanta sua vaga!

4 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Silvio disse:

    Olá Dalton,
    O candle de reversão do IBOV no diário dia 20/05 precisava de uma confirmação que você disse que aconteceu no dia 21/05.Esta confirmação é por que o candle do dia 21/05 fechou abaixo do candle do dia 20/05?

    Abraços

    Silvio

  2. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Silvio,

    O Steve Nison, autor do livro Japanese Candlestick Charting Techniques, menciona que um fechamento abaixo do corpo do Hanging Man (20/05) já é uma confirmação.

    No entanto, em alguns cenários eu prefiro aguardar o fechamento abaixo da mínima do Hanging Man. Neste caso, com cenário esticado do Ibovespa a confirmação do Nison é válida, principalmente com um grande candle de baixa fechando próximo a mínima do Hanging Man.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. russo disse:

    Segundo Mauro Halfeld comentarista da CBN noticias, o indice P/L da bolsa brasileira está em torno de 18, o que indica precificação alta. Talvez, seja hora de ir com menos sede ao pote e se expor menos ao risco da renda variável. Será?

  4. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Russo,

    Realmente há diversas ações que estão bem esticadas. A cautela neste momento tem que prevalecer. Há ainda ou haverá boas oportunidades? Ao meu ver sim, mas boa parte no curto prazo.

    Seu comentário tornou-se um post no blog. Muito obrigado por enriquecer este espaço de aprendizado.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.