Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

26.04.2008 | 0:35

Análise da Semana – 21 a 25/04

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal

O Ibovespa fechou esta semana em leve alta de 0,41%. O candle formado possui o padrão de um doji e/ou uma star (corpo pequeno fora do espaço ocupado pelo corpo do candle anterior) que representa certa indecisão. Este padrão pode sinalizar um sinal de reversão na região de resistência se na próxima semana o IBOV fechar abaixo de 64.172 pontos (mínima desta semana).

Agora vamos ver o que temos dentro deste candle semanal através do gráfico diário.

Gráfico Diário

O candle de indecisão do gráfico semanal é representado no diário (figura ao lado) por um fechamento apenas de 03 pontos acima da resistência em 65.409 pontos (máxima do dia 07), uma retração até o suporte da média móvel exponencial de 13 períodos e um sinal de alta neste suporte. Através desta leitura diria que a maior probabilidade é a de ocorrer o rompimento do topo histórico (66.528 pontos).

Nesta sexta-feira o Ibovespa foi marcado por dois momentos: no período da manhã foi dominado pelos ursos (vendedores) e no da tarde pelos touros (compradores). E foi assim que o IBOV encerrou o dia (+0,95%) com força compradora no suporte da MME13, fechamento acima dos 65.000 pontos (próximo da máxima do dia) e um ótimo volume financeiro. Este fato reforça a possibilidade de alta no curto prazo.

Investidores Estrangeiros – Impressionante

Particularmente estou impressionado com a força compradora dos investidores estrangeiros desde o dia 24/03. Não tinha presenciado ainda uma subida tão grande no saldo dos investidores estrangeiros (SIE), R$ 8,65 bilhões em 01 mês. O que caiu em praticamente 03 meses, subiu mais em apenas 01 mês. Observe no gráfico abaixo a forte alta do SIE inciada no final do mês de março.


No mês de abril o SIE está positivo em R$ 6,39 bilhões. Se continuar assim será um recorde em um único mês desde 1995. A seguir gráfico com a evolução do SIE e Ibovespa no mês de abril, até o dia 23/04.


Participação dos Investidores na Bovespa até 23/04


O SIE é mais um ponto favorável ao atual momento de alta (controle da situação por parte dos touros) do Ibovespa, em princípio reforçando ainda mais a possibilidade de nova máxima histórica.

Fibonacci

Usando a expansão de 161,8% do Fibonacci sobre o movimento de alta que vai do dia 20/03 até 07/04 temos a possibilidade do Ibovespa atingir a casa dos 70.000 pontos. Veja a expansão traçada na figura ao lado do gráfico diário. Será que vai lá?

Tenha um ótimo final de semana. Até breve!

P.S: Buscarei fazer uma análise ainda neste final de semana das ações dos bancos que venho destacando desde a semana anterior.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.