Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

29.03.2008 | 0:27

Análise da Semana – 24 a 28/03

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Ibovespa, por Dalton Vieira

A seguir o fechamento da semana no Ibovespa e nas bolsas de valores dos EUA.

  • Ibovespa -> +2,48%
  • Dow Jones -> -1,18%
  • S&P500 -> -1,06%
  • Nasdaq -> +0,13%



Wall St cai com preocupações com varejistas e bancos

NOVA YORK (Reuters) – As bolsas norte-americanas fecharam em queda nesta sexta-feira à medida que um alerta sobre resultados da J.C.Penney aumentou as preocupações com uma desaceleração nos gastos do consumidor enquanto persistentes temores com os problemas relacionados ao crédito afetaram ações do setor financeiro.

As ações do setor financeiro caíram após um importante analista alertar sobre mais cortes em dividendos e prever mais 25 por cento de queda nas ações bancárias.

A J.C.Penney foi “significantemente pior do que o esperado, e as pessoas estão dizendo que lá fora está ainda pior do que nós esperávamos”, disse Rick Campagna, gerente de portfólio na Provident Investment Council, ressaltando que o volume de negócio do dia foi baixo, o que torna as oscilações do mercado mais severas.

A semana terminou bem ruim para os índices Dow Jones e S&P500, ambos formaram um novo topo abaixo do anterior e retornaram para baixo da média móvel exponencial de 13 períodos (MME13). Este fato sinaliza a continuidade do movimento de baixa nas bolsas de valores dos EUA.

A seguir os gráficos diários dos índices Dow Jones e S&P500.

Dow Jones

S&P500


IBOV – Gráfico Semanal

Apesar da alta de 2,48%, o pavio na parte superior do candle desta semana demonstra a pressão vendedora na resistência proporcionada pela MME13. O fechamento em 60.452, abaixo da MME13, demonstra ainda que o controle da situação está com os ursos (vendedores). Este fato ainda sinaliza a maior probabilidade de ocorrer o teste do suporte em 57.463, conforme destacado no gráfico ao lado.


IBOV – Gráfico Diário

Confirmando a maior probabilidade de baixa após o pregão da quinta-feira (27) o Ibovespa fechou a sexta-feira (28) em baixa de 0,51%. Os dois últimos dias de queda foram marcados pelo baixo volume financeiro, o que em princípio enfraquece o movimento de baixa. Os suportes destacados na análise anterior e no gráfico acima continuam válidos.

O Ibovespa demonstrará força para testar o topo histórico (66.528) se conseguir romper a importante zona de resistência que vai dos 62.000 aos 63.000 pontos no gráfico diário. Além disso, um bom fechamento acima de 62.372 no gráfico semanal seria mais um sinal favorável para os compradores. Por enquanto o mais provável é ocorrer o teste do suporte em 59.820 pontos.

Tenha um ótimo final de semana. Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Luiz Antonio disse:

    Dalton, suas análises são muito boas.

    Continue assim!

  2. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Luiz,

    Muito obrigado. Continuarei!

    Espero também te ver sempre por aqui.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.