Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

30.08.2008 | 14:58

Análise da semana: 25 a 29/8 – Vídeos

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Ibovespa, Mercados hoje, Vídeo Análises, por Dalton Vieira

Mercado nos EUA

A seguir o desempenho dos principais índices das bolsas de valores dos EUA.

  • Dow Jones: -0,73%
  • S&P 500: -0,73%
  • Nasdaq: -1,95%

Em mais uma semana de leve baixa os índices Dow Jones e S&P 500 estabelecem uma certa congestão de 3 semanas, conforme podemos observar nos gráficos semanais abaixo.
Na periodicidade diária destes índices temos o gráfico entre as duas médias móveis (13 e 65 períodos) o que demonstra realmente uma certa indefinição. A média móvel de 13 funcionando como suporte e a de 65 dias como resistência.

Nos gráficos semanais acima um fechamento abaixo das linhas na cor laranja (Dow Jones: 11.221 e S&P 500: 1.247 pontos) aumentará a probabilidade da ocorrência de um novo movimento de baixa, o que poderá levar junto o Ibovespa até por exemplo aos 48 mil pontos. Por outro lado, um fechamento acima da máxima das duas últimas semanas terá o significado de uma correção maior da intensa queda iniciada no final de maio.

Gráfico Mensal

No 3º mês consecutivo de baixa o Ibovespa fechou o agosto com desvalorização de 6,43%. A média móvel exponencial de 13 períodos (MME13), que representa a tendência de curto prazo, está agora curvada para baixo. Este fato não ocorria desde maio de 2003. O volume movimentado no mês, sem levar em consideração o after market, foi de praticamente R$ 70 bilhões.

A queda do mês deu um freada no suporte de 53.010 pontos, mas mesmo assim teve pressão vendedora suficiente para fechar abaixo do suporte de fechamento (59.490) da congestão do início deste ano e da mínima (56.417) do candle anterior (julho/08). Por enquanto, segue a maior probabilidade do movimento de baixa do Ibovespa continuar no curto a médio prazo.

Vídeo – Análise do gráfico mensalClique na figura acima, aguarde o download na nova janela e clique no play. Pressione F11 para visualizar melhor o vídeo e ao concluir F11 novamente.

Vamos agora colocar um lupa no gráfico mensal.

Gráfico Semanal

O Ibovespa fechou a semana em leve baixa de 0,30%. Ao se aproximar da resistência em 56.973 pontos o índice perdeu força, nem conseguindo fechar acima da máxima do candle anterior. Continuamos sem força compradora para fazer o IBOV buscar os 60 mil pontos, ou no mínimo testar a MME13.

Vídeo – Análise do gráfico semanal
Clique na figura acima, aguarde o download na nova janela e clique no play. Pressione F11 para visualizar melhor o vídeo e ao concluir F11 novamente.

Vamos agora colocar uma lupa no gráfico semanal.

Gráfico Diário

Na sexta-feira (29) o Ibovespa teve uma queda de 1,25%, não conseguindo dar continuidade ao movimento de valorização. O ponto negativo é que a baixa do dia foi acompanhada de volume financeiro superior aos dias anteriores de alta.

Um fechamento abaixo dos suportes proporcionados pela MME13 e mínima (55.515) do dia 28 aumentará a probabilidade de queda do índice. Após estes temos o suporte em 54.152 pontos que fica na mínima do dia 26 (fundo).

Vídeo – Análise do gráfico diárioClique na figura acima, aguarde o download na nova janela e clique no play. Pressione F11 para visualizar melhor o vídeo e ao concluir F11 novamente.

E aí, gostou dos vídeos de análises? Comente, dê a sua opinião ou sugestão. Desconsiderem apenas a voz típica de nariz congestionado, provocada pela gripe que resolveu me visitar nesta semana (o famoso claro que Dão – risosss).

Celebrando a chegada do dia do blog (31 de agosto), aproveito para agradecer a sua constante visita e participação através dos comentários.

Tenha um ótimo final de semana!

Obs.: Publicarei ainda neste final de semana os gráficos com o fluxo dos investidores estrangeiros na Bovespa.

12 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Anonymous disse:

    Nós é que agradecemos o esforço! Ficou excelente! Prosperidade e saúde!

    Parabéns!

    Cláudio

  2. Anonymous disse:

    Muitobom,porém faltou projeção no DIARIO p/ alta.
    Tem que ser IMPARCIAL:AT p/ alta e queda.Foi bem tendencioso a meu ver.
    Parabéns.

  3. Silvio disse:

    Oi Dalton,
    Parabens pelos videos e pelo dia mundial do blog.
    Espero que nos proximos videos você arrume um tempinhp pra analisar alguns ativos que podem estar em pontos de compra.
    Abs
    Silvio

  4. Oscar disse:

    Muito legal os seus comentários e a forma didática como vc. os expõe.
    Que a bolsa está barata está, que tem ações, com fundamentos; baratas, tem, que a economia brasileira nunca esteve tão bem, também é verdade. No momento, o problema é mais de fluxo, principalmente estrangeiro, do que de fundamento,por isso é muito legal essas informações, que vc. disponibiliza e prepara com toda dedicação,o que nos deixa atentos para o momento de inflexão da Bolsa.
    A busca do melhor momento. O que torna tudo isso fascinante é o imponderável, mas, quanto mais análises como as suas tivermos, melhor preparados estaremos.

    Um grande abraço. Oscar.

  5. Dalton Vieira disse:

    Olá Cláudio,

    Muito obrigado! Sucesso nos seus investimentos.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  6. Dalton Vieira disse:

    Olá caro amigo,

    As análises foram baseadas no que estava vendo ao final do mês de agosto. Na realidade prefiro que o Ibovespa continue subindo e retome a sua tendência de alta.

    No entanto, é importante também nos prepararmos caso o IBOV venha a cair mais, principalmente se não voltar a entrar capital estrangeiro na Bovespa.

    De qualquer forma, buscarei nas próximas análises destacar os dois lados (alta e baixa).

    Agradeço a sua “crítica/sugestão”, afinal de contas ela é muito importante para continuarmos melhorando.

    Muito obrigado pelos parabéns!

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  7. Dalton Vieira disse:

    Olá Silvio,

    Boa sugestão! Pensarei na sua sugestão ao produzir os próximos vídeos.

    Muito obrigado pelos parabéns e por sua constante participação.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  8. Dalton Vieira disse:

    Olá Oscar,

    Concordo contigo, o momento continua bem interessante para compra. O que realmente me deixa ainda com um pé atrás é o fluxo dos investidores estrangeiros.

    Muitíssimo obrigado pelo seu fantástico comentário, compartilhando a sua bela percepção. Parabéns!

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  9. Anonymous disse:

    O vídeo ficou ótimo. Parabéns.

  10. Dalton Vieira disse:

    Muito obrigado caro amigo e leitor.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  11. Renato disse:

    Olá Dalton,

    Muito bom novo laytout do blog. As análises em vídeo ficaram mto interessantes.

    Em relação ao Ibovespa lembro que o cenário de alta de juros tbém provocou queda no indice anos atras, o que parece tender a se repetir neste ciclo de altas sucessivas que o BC irá promover.

    Parabéns.

  12. Dalton Vieira disse:

    Olá Renato,

    Fico contente em saber que você gostou do novo layout e das análise em vídeo. Muito obrigado.

    Muito bem mencionado o impacto da alta de juros na Bovespa. Concordo contigo, a tendência é de ainda assistirmos a novas altas na Selic, o que provavelmente prejudicará o desempenho da Bovespa.

    Obrigado por enriquecer o blog!

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.