Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

03.05.2008 | 22:43

Análise da Semana: 28/04 a 02/05

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal

A semana de 04 dias foi marcada pela concessão ao Brasil do grau de investimento pela agência de risco Standard & Poor’s no dia 30/04 e por mais um corte (0,25%) na taxa de juros dos EUA. Neste embalo o Ibovespa fechou a semana acima dos 69.000 pontos, representando uma alta de 6,41%.

No candle do gráfico semanal novamente observa-se a pressão compradora ao testar o suporte proporcionado pela média móvel exponencial de 13 períodos (MME13), demonstrando mais uma vez o controle da situação por parte dos touros (compradores). O volume financeiro da semana foi alto (R$ 23,5 bilhões) mesmo com um dia a menos devido ao feriado do dia 1o de maio.

O rompimento da resistência histórica acompanhado de um ótimo volume aumenta a probabilidade da continuidade do movimento de alta do Ibovespa.

Gráfico Diário

Após iniciar a semana testando a resistência dos 66.000 pontos o IBOV fez um forte sinal de baixa na terça-feira (29) que parou na MME13 do gráfico semanal. No dia seguinte tivemos a reversão deste sinal de baixa e o rompimento do topo histórico (66.528 pontos) com um forte volume financeiro (R$ 7,38 bilhões).

Na sexta-feira o Ibovespa atingiu a casa dos 70.000 pontos, coincidindo com expansão de 161,8% do Fibonacci destacada na análise da semana anterior. A próxima meta do Ibovespa está na faixa dos 73.000 pontos, que representa a expansão de 200% do Fibonacci (gráfico ao lado) sobre o movimento de alta que vai do dia 20/03 a 07/04.

Bancos

As ações dos bancos (BBAS3, BBDC4, ITAU4 e UBBR11) atingiram os objetivos comentados aqui no blog durante as análises dos bancos, inclusive citando as entradas e os motivos a favor das compras.

Na sexta-feira (02) todas abriram o pregão com um gap de alta. O suporte proporcionado por este gap de alta (máxima do dia 30) é um possível ponto de compra para estas ações. Logicamente que dependerá do comportamento do preço ou do possível sinal de alta neste suporte, caso o mesmo venha a ser testado.

Participação dos investidores na Bovespa no mês de abril até o dia 29/04


Será que vai até os 73.000 pontos? É o mais provável após o rompimento do topo histórico com um excelente volume financeiro.

Tenha um ótimo domingo e uma boa semana. Até breve!

6 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Anonymous disse:

    olá Dalton!
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pois suas análises são realmente muito boas e blog está cada dia melhor! E gostaria que você se pudesse, comentasse sobre a fusão bovh3 e bmef do dia 8 e fizesse uma análise sobre o movimento de alta desses ultimos dias dessas duas ações citadas a cima e se esse movimento tente a continuar.
    Abraço e sucesso
    Pedro.

  2. ftiburtino disse:

    Parabéns, Dalton, gostei muito da sua analogia a respeito da evolução do SIE, sem dúvidas eles já projetavam a elevação do Investment Grade para o Brasil.
    Estou aprendendo muito com você.

  3. Filipe disse:

    Grande Dalton!

    Que semana esta, que passou! Poderiam dar grau de investimento todo ano, não?! (risos)
    Gostaria só de destacar a divergência do climax do IBOV em uma região de resistência (como você mesmo disse, 1° objetivo de fibonacci).

    Ahh se i IBOV for de novo na casa dos 67k e fizer pivot de alta…

    Abraços,
    Filipe

  4. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Pedro,

    Muito obrigado pelos parabéns.

    BMEF3 – O movimento de alta da semana anterior foi importante para uma possível retomada da tendência de alta deste ativo. Será importante um fechamento acima da zona de resistência que vai de $18,49 até $19,20, visando quebrar a tendência de baixa (topos e fundos descendentes) do gráfico diário.

    BOVH3 – Já quebrou a tendência de baixa no gráfico diário ao romper e fechar acima da resistência em $28,20.

    Nestes dois ativos o ideal seria uma retração dos preços e um sinal de alta, preferencialmente acima das duas médias móveis (13 e 65), para efetuar uma compra.

    O mais provável neste momento é a retomada da tendência de alta.

    Obrigado por sua participação. Espero sempre vê-lo por aqui para enriquecer o conteúdo do blog.

    Grande abraço e uma boa semana.
    Dalton Vieira

  5. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá “ftiburtino”,

    Fico feliz em saber que o conteúdo do blog está contribuindo com o seu aprendizado.

    Muito obrigado pelos parabéns. Apareça sempre por aqui.

    Grande abraço e uma boa semana.
    Dalton Vieira

  6. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Grande Filipe,

    É verdade! Uma boa notícia desta a cada ano seria excelente (risos).

    Muito bem destacado a divergência de baixa do Clímax com o Ibovespa, principalmente em um ponto extremamente sobrecomprado.

    Ainda bem que não é só você está esperando um sinal de alta do IBOV após testar a faixa dos 67.000 pontos (risosss). Bom planejamento!

    Obrigado por sua constante participação.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.