Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

02.08.2008 | 12:37

Análise da Semana – 28/07 a 01/08

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Fluxo dos Investidores, Ibovespa, Mercados hoje, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal

O Ibovespa fechou a semana em alta de 0,75% nos 57.630 pontos. Apesar desta alta, o candle desta semana representa fraqueza dos touros (compradores). Após testar a resistência nos 60.000 pontos, o IBOV não conseguiu fechar acima dos antigos suportes (58.987 e 57.824) que se tornaram resistências depois do serem superados pelo candle anterior.

Na análise da semana anterior comentei:

Ao meu ver a resistência mais importante está nos 60.000 pontos.

Vamos colocar uma lupa no gráfico semanal e verificar o que ocorreu quando o IBOV testou os 60.000 pontos.

Gráfico Diário – Lupa do gráfico semanal

No 1º dia de negociações de agosto e no encerramento da semana o índice caiu 3,15%, representando uma queda de 2.000 pontos. A semana que aparentemente esboçava uma reação do mercado após uma grande desvalorização em um curto prazo, terminou com o Ibovespa nos mostrando que o período de “vacas magras” continuará.

A reação parou simplesmente na resistência dos 60.000 pontos. Após o candle do dia 30/07 que superou duas resistências com um bom volume financeiro, a maior probabilidade seria a de continuar o movimento de alta (correção da queda). No entanto, esta probabilidade foi anulada quando o índice caiu fortemente e fechou justamente abaixo da mínima do candle da quarta-feira (30/07).

Na análise IBOV – Forte valorização após o sinal de alta comentei:

Após o candle desta quarta-feira, se o índice voltar a cair e fechar abaixo dos 58 mil pontos, será um grande indício de uma queda até os 53 mil pontos.

Este fato demonstra o controle da situação por parte dos ursos (vendedores) e a maior probabilidade do Ibovespa buscar a faixa dos 54 a 53 mil pontos, principalmente se não conseguir se recuperar e fechar acima de 59.505 pontos (máxima – 01/08).


Índices Dow Jones e S&P500 – sem força para subir

As bolsas de valores nos EUA também não estão colaborando, pela segunda semana consecutiva os índices Dow Jones e S&P500 não conseguiram fechar acima da máxima da semana – 14 a 18/07, o que representaria um sinal de alta. Veja a seguir os gráficos semanais destes índices.

Dow Jones
S&P500

A reação do mercado americano parou mais uma vez na combinação de resultados corporativos e dados econômicos ruins. O país anunciou que a construção residencial privada caiu ao menor nível em quase sete anos e a taxa de desemprego chegou ao patamar mais baixo desde 2004 no mês de julho.

Participação dos Investidores – 30/07

A seguir a participação dos investidores na Bovespa, referente ao mês de julho até o dia 30.

Depois de agir nos últimos dias de julho para reduzir as perdas acumuladas do mês, gestores de fundos saíram da ponta compradora, deixando o mercado novamente à mercê do persistente desmonte de posições dos investidores estrangeiros. Segundo dados preliminares, a saída líquida de recursos externos da Bovespa no mês passado foi de 7,7 bilhões de reais.

“O perfil do pregão, com baixo giro e saída mais forte das ações mais líquidas, indica saída forte dos estrangeiros”, disse Hamilton Moreira, analista sênior do BB Investimentos.

fonte: Reuters

O jeito é apertar o cinto e buscar operações de curtíssimo prazo e objetivos curtos como foi a da PETR4 (Petrobrás PN), que ainda comentarei neste final de semana.

Enquanto isso, aproveite o seu final de semana. Até breve!

8 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Gueras disse:

    Dalton só um detalhe, o candle deixado no semanal não seria um hammer invertido? que caso confirmado essa semana(fechamento acima da máxima dele) confirma fundo? Até pelo fechamento de vários papéis com star no semanal?

    abraço!

  2. Dalton Vieira disse:

    Grande Gueras,

    Sim, o candle no gráfico semanal é um hammer invertido, como também um harami (corpo pequeno dentro do corpo anterior). O único detalhe é que foi um candle que ficou dentro do espaço (máxima e mínima) do anterior.

    Desta forma, ao meu ver só teremos um fundo neste tempo gráfico se houver um fechamento acima de 61.275 pontos, máxima do grande candle de baixa que antecede o hammer invertido ou harami.

    Muito obrigado por participar.

    Obs.: Obrigado pelos CDs/DVDs. Fique à vontade para me ligar caso tenha ficado alguma dúvida na minha resposta ao seu comentário.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. Gueras disse:

    opa brigadão Dalton, já foi clara sua resposta. Estou de olho nos bancos especificamente ITAU4 e UBBR11. Depois da uma olhada no gráfico de ambos e me fala oque vc acha!

    grande abraço!

  4. naul neto disse:

    Comecei a ver seu blog pois 1 amigo me indico so q foi tarde demais pois ja tinha comprado petr4 a51,00.Por estar meio aflito, gostaria de saber se existe alguma saida para mim.parabens pelo blog e estou louco para testar 1 das suas dicas.abraaco

  5. Silvio disse:

    Olá Dalton,
    Poderia me explicar por que o candle no semanl representa fraqueza por parte dos compradores já que foi um candle de alta e a figura conhecido como um harami?
    Seria por que a sombra foi longa e o fechamento proximo da minima? Isto representaria um vies baixista?
    Abraços
    Silvio

  6. Dalton Vieira disse:

    Olá Gueras,

    ITAU4 – se voltar a fechar acima de 34,89 no gráfico semanal ficará com um bom cenário de alta, pois além de fechar acima da máxima dos dois candles anteriores, voltará para cima das duas médias móveis (13 e 65).

    No gráfico diário um bom sinal seria um fechamento acima de 33,50 acompanhado de um bom volume de negociações.

    UBBR11 – No gráfico semanal aguardaria um candle com fechamento acima de 21,37 ou 21,50, pois seria um sinal de força dos compradores ao superar estas resistências e a MME13.

    No diário um fechamento acima do doji da sexta-feira (01) com um bom volume de negociações poderá sinalizar a busca dos 21,50 até o gap de baixa em 22,06.

    Ambas ações estão em uma região no gráfico semanal que proporcionam mais risco operacional, por isso a importância de um bom fechamento acima dos valores supracitados em cada uma.

    Obrigado! Fico feliz com a sua participação.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  7. Dalton Vieira disse:

    Olá Naul,

    Primeiramente o mais importante é definir sua estratégia de investimento, curto, médio ou longo prazo? Vai precisar deste dinheiro em breve ou pensa em comprar gradativamente ações por exemplo da Petrobrás durante os próximos 10 anos?

    Caso queira por exemplo sair da operação você pode optar por vender agora e realizar o prejuízo atual, ou então comprar novamente um sinal de reversão no suporte de 33,10 ou abaixo dele, preferencialmente uma quantidade de ações superior a sua primeira compra. Desta forma, uma possível subida da ação daria a oportunidade de reduzir o seu prejuízo.

    Lembre-se que esta é a minha opinião e não uma indicação do que você realmente deve fazer. A decisão da estratégia a seguir é exclusivamente sua, ou seja, a responsabilidade pelo sucesso ou não sucesso do investimento é somente do investidor que clicou no botão comprar ou vender.

    Desejo sucesso! Espero sempre vê-lo por aqui. Obrigado pelos parabéns.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  8. Dalton Vieira disse:

    Olá Silvio,

    Basicamente foi pelo recuo acentuado (sombra) em uma região de fortes resistências, conforme destacado na análise. Ao usar a lupa no semanal, você observa que o pavio do candle foi um belo sinal de baixa no diário.

    Portanto, o harami ou martelo invertido não foi dos melhores. Logo, aumenta-se o critério para confirmar um padrão de alta no semanal.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.