Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

05.04.2008 | 0:33

Análise da Semana – 31/03 a 04/04

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal – Touros no comando

Esta semana foi marcada pelo controle da situação por parte dos touros (compradores). O Ibovespa subiu nos cinco dias da semana acumulando uma alta de 6,61%. O candle do gráfico semanal (figura ao lado) representa um importante sinal de alta devido aos seguintes fatores:

  • Fechamento acima da máxima do candle da semana 17 a 20/03;
  • Retorno para cima da média móvel exponencial de 13 períodos;
  • Fechamento próximo a máxima da semana;
  • Bom volume financeiro (R$ 20,5 bilhões);
  • Alta coerente com o saldo dos investidores estrangeiros na Bovespa (SIE).

Estes fatores aumentam a probabilidade do IBOV entrar na zona de resistência que vai de 64.608 (fechamento do candle de 18 a 22/02) a 66.528 pontos (máxima histórica). Nesta região provavelmente ocorrerá uma pressão vendedora, principalmente devido ao movimento de alta do gráfico diário.

Gráfico Diário

Nesta sexta-feira (04) o Ibovespa ainda encontrou força para fechar em alta de 0,42%. No entanto, a alta deste dia é divergente do indicador Clímax. Observe na figura abaixo a divergência de baixa sinalizada pelo Clímax (linha vermelha).


A divergência do Clímax com o Ibovespa é um sinal de uma possível correção do movimento com 05 altas consecutivas. Um ponto importante é que a divergência ocorreu na região sobrecomprada (das mais altas) do Clímax.

O Ibovespa antes da correção (movimento de baixa) ainda pode testar a forte resistência de fechamento em 65.555 pontos. O OBV (On Balance Volume) sinaliza o provável rompimento do topo histórico, pois o mesmo já o fez através de topos e fundos ascendentes, conforme mostra a figura ao lado do gráfico diário.

O sinal do OBV não significa necessariamente que o IBOV ultrapassará seu topo histórico na continuidade do atual movimento de alta. Antes pode ocorrer um movimento de baixa para que em seguida tenhamos uma nova máxima histórica no índice.

Bolsas dos EUA

As bolsas americanas tiveram um bom desempenho na semana, o que também é coerente com a alta de 6,61% do IBOV. Veja a seguir o desempenho dos principais índices.

  • Dow Jones – +3,21%
  • S&P 500 – +4,18%
  • Nasdaq – +4,82%


Bolsas dos EUA fecham quase estáveis com temor sobre bancos

NOVA YORK (Reuters) – As bolsas norte-americanas fecharam praticamente estáveis nesta sexta-feira à medida que temores de mais perdas bancárias e o maior declínio no mercado de trabalho em cinco anos ofuscou o otimismo anterior de que a crise de crédito estava cedendo.

Dados do governo também diminuíram o entusiasmo do investidor após mostrarem a terceira queda consecutiva no número de postos de trabalho e a maior taxa de desemprego em dois anos e meio, sinais de que a crise de crédito originada no mercado imobiliário pode ter levado a economia a uma recessão.


Investidores Estrangeiros

Nos últimos 05 dias do mês de março (desde o dia 24/03) os investidores estrangeiros compraram mais do que venderam. Neste mês de abril, dias 01 e 02, o apetite pelas compras continuou o mesmo. Até o dia 02/04 o SIE está positivo em R$ 808,09 milhões, o que é mais um ponto positivo para a alta do IBOV.

A seguir a participação dos investidores na Bovespa, referente ao dia 02/04.


Conforme destacado nesta análise há diversos pontos favoráveis para o ocorrer o teste da máxima histórica (66.528). O ponto negativo é o Clímax. Um movimento de baixa neste cenário poderá gerar boas oportunidades de compra, quem sabe no decorrer da próxima semana.

Enquanto isso não ocorre aproveite bastante o seu final de semana.

Até breve!

4 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Anonymous disse:

    Fiquei sabendo que a Hypermarcas S/A vai abrir capital na bolsa. O preço que estão prevendo para cada ação é de 26 reais.

    O que você acha dessa oferta?
    A curtíssimo prazo é rentável(fliper)?

    Aguardo os conselhos.
    Abraço.
    Sommacal.

  2. fabricio disse:

    Boa noite!

    Observando o comportamento do Ibovespa, deu para percebr o que postou sobreo Climax. Vendi vale5 a 53.00 e me posicionei, para amanhã.

    Grato!

  3. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Sommacal,

    Realmente não sei lhe dizer se é uma boa oferta. Particularmente não entro em nenhuma IPO.

    Como meu foco está na análise gráfica, investir em ações que não tem um histórico de cotações é o mesmo para mim que andar no escuro (risossss).

    Desculpe-me não lhe ajudar neste momento. Obrigado pela participação.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  4. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Fabrício,

    Que bela saída da VALE5 hein (risoss)? Parabéns! Legal que tenha entendido o sinal do Clímax.

    Obrigado pelo comentário.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.