Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

09.08.2008 | 13:21

Análise da Semana – 4 a 8/8

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Ibovespa, Mercados hoje, por Dalton Vieira

Mercado Americano

As bolsas de valores dos EUA tiveram um bom desempenho nesta semana. A seguir o desempenho dos índices Dow Jones e S&P 500:

  • Dow Jones : +3,6%

Excelente fechamento acima das resistências proporcionadas pelos fundos 11.634 e 11.731 e máximas das semanas anteriores. No momento testando a média móvel exponencial de 13 períodos (MME13) e sinalizando o possível teste da faixa de resistência que vai de 11.900 até os 12 mil pontos.

  • S&P 500 : +2,86%

Semelhante ao Dow Jones, fechou acima das resistências dos fundos e máximas das semanas anteriores. Além da MME13 sinaliza o provável teste da zona de resistência que vai de 1.319 até 1.334 pontos.

Vamos ver se esta maior perspectiva de alta dos índices americanos trazem de volta o capital estrangeiro para a Bovespa, o que colaboraria para uma possível recuperação do IBOV.

Gráfico Semanal

O Ibovespa divergente do Dow Jones e S&P 500 fechou a semana em baixa de 1,82%, confirmando a maior probabilidade de baixa anunciada na análise da semana anterior. Após testar mais uma vez a resistência em 57.824 pontos (fundo anterior) o índice mais uma vez perdeu força para subir.

O lado positivo desta queda foi que após o teste do suporte em 56.360 pontos, houve uma força compradora que não permitiu o fechamento abaixo deste patamar. E agora, para onde vamos? Um fechamento da próxima semana acima de 57.941 sinalizará o provável teste dos 60 mil pontos e das duas médias móveis. Por outro lado, abaixo de 56.360 será um sinal da busca dos 53 mil pontos.

Vamos agora colocar uma lupa no gráfico semanal.

Gráfico Diário

Nesta sexta-feira (8) o Ibovespa fechou em baixa de 0,76% em 56.584 pontos. Após iniciar a semana em forte baixa e fechando abaixo do fundo anterior, o IBOV se recuperou nos dias seguintes. No entanto, esta recuperação parou justamente na máxima (57.641) do dia dominado pelos vendedores e também na MME13.

Este fato demonstra o controle da situação por parte dos ursos (vendedores). Outro sinal deste controle foi que nos dois dias de alta da semana (5 e 6) os investidores estrangeiros venderam mais do que compraram, ou seja, divergência da alta do IBOV com a saída de capital estrangeiro da bolsa.

Se nos próximos pregões o IBOV fechar acima das resistências (57.641 e MME13), teremos um sinal de que os touros (compradores) retomaram o controle da situação, mesmo que temporariamente. Enquanto isso não ocorrer a maior expectativa continua sendo de queda.

Tenha um ótimo final de semana.

Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Silvio disse:

    Oi Dalton,
    Como o fechamento de hoje o IBOV deve buscar os 53K. O que você acha?

    Abs

    Silvio

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Silvio,

    Basicamente é o que já venho comentando há algumas semanas, do objetivo de 54 a 53 mil pontos.

    Como até o momento não tivemos nenhum sinal de que poderia ser diferente, parece que realmente vamos testar dos 53 mil pontos, o que é ótimo para quem está líquido.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.