18.02.2019 | 12:29
Candlesticks – O que são e como são formados?
Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira
Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo o que são e como são formados os Candlesticks.
Conceito
O candlestick é uma representação gráfica do que ocorreu com o preço de um ativo no decorrer de um determinado período. Neste vídeo será usado como padrão o período de um dia.
Mas o candlestick pode representar também o que aconteceu no decorrer de um mês, semana ou mesmo minutos? Sim, assunto que será abordado em outro vídeo de aprendizado.
Principais características
Quais são as principais as características de um Candlestick?
- São formados na maioria das vezes por um corpo e sombras;
- Possuem 4 preços: abertura, fechamento, máxima e mínima.
- Podem ser de alta ou de baixa;
- Sendo que os candles de alta e baixa são diferenciados por cores.
O candlestick é também chamado de candle ou vela. É simples perceber isso ao notarmos que sua aparência se assemelha ao de uma vela, concorda?
Vamos agora abordar separadamente cada uma destas características.
Formação: corpo e sombras
O candlestick geralmente é composto por um corpo e sombras. O corpo é a essência da movimentação do preço em uma sessão. Já as sombras representam os pontos extremos do dia.
A sombra acima do corpo do candle é conhecida como sombra superior e a abaixo como sombra inferior. A sombra é também chamada pelos analistas técnicos de pavio ou cauda.
Um candle pode ser formado somente pelo corpo e sombra superior, bem como corpo e sombra inferior. Além disso, em alguns casos pode ter apenas o corpo na sua formação, ou seja, ausência das sombras.
Os 4 preços
Como são formados o corpo e as sombras? Através dos 4 preços que compõem um candle: abertura, fechamento, máxima e mínima.
A abertura é o preço inicial que um ativo foi negociado dentro de uma sessão. O fechamento é o preço final da sessão, considerado por muitos analistas o preço mais importante. Por quê? Porque representa o consenso dos investidores ao final de um período de negociações.
A máxima é o maior preço negociado no dia e está localizada na parte superior do candle. Já a mínima é o menor preço negociado no dia e está localizada na parte inferior do candle.
Conhecendo os 4 preços podemos dizer que o corpo do candle é delimitado pelos preços de abertura e fechamento. Estes podem ficar tanto na parte superior quanto na parte inferior do corpo. Abordarei com mais detalhe esta importante característica logo a seguir.
Quando os preços de abertura e fechamento são iguais sua representação gráfica fica sem corpo, apenas um pequeno traço horizontal entre as sombras
Candles de alta e baixa
O candle pode ser de alta ou de baixa. É aqui que entra a questão do posicionamento dos preços de abertura e fechamento.
O que caracteriza um candle de alta? Preço de fechamento acima do de abertura representando uma força maior dos compradores, um otimismo dos investidores durante a sessão. E o candle de baixa? Fechamento abaixo da abertura, representando uma força maior dos vendedores, um pessimismo dos investidores durante a sessão.
Conseguiram perceber alguma diferença na aparência dos candles de alta e baixa? Parabéns, é isso mesmo, eles possuem cores distintas.
Cores – Facilidade de visualização
A cor é outra característica fundamental dos candles. Esta facilita bastante a vida dos investidores ao tornar simples a distinção dos candles de alta e baixa no gráfico. As cores mais usadas pelos analistas são o branco e o preto. O corpo branco representa um candle de alta e o preto um candle de baixa.
A definição das cores fica a critério de cada analista através das configurações da sua plataforma gráfica. Por exemplo, outras cores bem usadas são o verde e o vermelho, verde para o candle de alta e vermelho para candle de baixa.
Observe no gráfico abaixo como é simples distinguir os candles de alta e baixa devido as suas cores. Esta é uma das grandes vantagens do gráfico de candlesticks.
Candle de alta igual a dia de alta?
Ao visualizar um candle de alta significa que o preço de uma ação se valorizou em relação ao dia anterior? Não necessariamente, pois mesmo após um candle de alta uma ação pode ter terminado o dia com desvalorização.
Como assim? Simples! O que determina a valorização ou desvalorização de um ativo entre sessões é o preço de fechamento. Se o fechamento de hoje for inferior ao do pregão anterior, então dizemos que este ativo se desvalorizou. O contrário teremos uma valorização.
No exemplo A, figura acima, você pode observar que temos um candle de alta em um dia que terminou com desvalorização, devido ao preço de fechamento inferior ao do candle anterior. No exemplo B você vê o inverso, um candle de baixa em um dia que terminou com valorização. Preço de fechamento superior ao do candle anterior.
Etapa concluída
Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.
Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!
29.03.2013 às 23:08
Olá Dalton,
Conheci seu site agora, excelente, parabéns!
Tive uma dúvida relacionada com o que você disse no video sobre o que determina a valorização ou desvalorização de um Ativo.
1. Como um Ativo fecha no dia anterior em baixa (exemplo: R$ 5.70) e abre no dia seguinte em alta (R$5.90)? Isto acontece em função de outros fatores do mercado, é isto mesmo?
2. Logo, eu não posso me basear apenas na tendência de ‘alta’ ou ‘baixa’ do candle e tenho que avaliar outros fatores para aumentar a margem de acerto na escolha. E teria um fator geral a ser avaliado, tipo o desvio padrão semanal, no caso de eu querer fazer umas 3 operações semanais e estabelecer os “stop’s” para perda e ganho? Ou depende do tipo de ação e teria que fazer uma avaliação mais ampla?
Aguardo sua resposta!!
Grato pela atenção!
Abçs!
30.03.2013 às 13:53
Olá Weberson,
1. Isto é o chamado Gap, gerado por um otimismo ou pessimismo do mercado em relação à um ativo na abertura do pregão. Para mais informações recomendo assistir ao vídeo de aprendizado sobre Gaps.
2. O ponto principal para se trabalhar a favor das probabilidades é operar a favor da tendência do preço. Essa tendência não é definida por um único candle, mas sim por um conjunto de movimentos de vários candles. Mesmo operando a favor da tendência será necessário estabelecer um bom manejo de risco (stop, relação risco x retorno, quanto do capital colocar em cada operação, etc). Todos esses assuntos abordarei detalhadamente nos cursos online que em breve lançarei. Aguarde!
Muito obrigado pelo comentário e por prestigiar o conteúdo do site.
Grande abraço.
19.11.2016 às 14:19
Dalton Vieira, os meus sinceros PARABÉNS! Excelentes materiais e todos bem didáticos. Tenha a certeza que ganhou mais um fã e seguidor, tanto no site como no Youtube. OBRIGADO!
21.11.2016 às 15:33
Colosso, Marcelo.
Muitíssimo obrigado pelas congratulações e elogios ao conteúdo do site. Vamos juntos!
Grande abraço.
05.02.2017 às 16:49
Muito boa suas explicações…. Parabéns…Vc já lançou seu curso online ??
06.02.2017 às 9:00
Oi Cezar, bom dia.
Sim, basta acessar esse link: http://daltonvieira.com/cursos, menu Cursos do site.
Grande abraço.
29.11.2017 às 22:02
boa Noite Dalton.!
Excelente conteúdo para quem está iniciando , como é meu caso. Nossa! De grande auxilio. Muito obrigada.
Você disponibiliza material para WhatsApp?
grata
30.11.2017 às 14:50
Parabéns Dauto. exelente material
02.12.2017 às 16:08
Oi Cintia, boa tarde. Muito obrigado pelo elogio ao conteúdo do site. É um grande prazer agregar valor ao seu conhecimento no mercado. Espero sempre vê-la por aqui e no meu canal no Youtube ( http://bit.ly/youtubedv ). Não trabalho ainda com divulgação via Whatsapp, apenas com envio de recomendações (compra e venda) pelo Telegram. Mais detalhes em daltonvieira.com/fiquedeolho-recomendacoes. Grande abraço.
02.12.2017 às 16:09
Obrigado, Osmar. Vamos juntos aqui no site e no meu canal no Youtube (http://bit.ly/youtubedv). Grande abraço.
24.05.2018 às 20:52
OLA AMIGO MEUS SINCEROS PARABÉNS PELO SEU BLOG
NA MINHA CONDIÇÃO DE INICIANTE DE OPOENTES BINARIAS
TO VENDO QUE AQUI VOU APRENDER MUITA COISA
24.05.2018 às 20:56
CORRIGINDO: OPÇÕES BINARIAS
01.07.2018 às 19:04
Material maravilhoso! A qualidade deste material não fica atrás de qualquer outro site, mesmo os pagos. Só temos que agradecer e divulgar o teu site. Muitíssimo obrigado.
12.10.2018 às 9:01
Se o candle varia conforme o preço. 1. No caso de uma operação em opção binária com um minuto, você dá call ou put no início do próximo candle? Se entrar no meio o resultado se dará no final do seguinte? 2. O primeiro do dia que mantém o fluxo? Não sei se me entendeu kkkk. Grande abraço!
10.01.2019 às 13:42
Durante a sessão, o que determina que a partir de um determinado valor o corpo não evolui mais e comece a formar a sombra?
02.06.2019 às 13:03
Estou estudando forte price action, mas nenhum material que encontrei foi tão profundo e didático como os seus Dalton. Parabéns.
14.08.2019 às 17:38
Top este post sobre os candles.
Tinha duvida em day trade no dolar mini.
E com esta aula sua, clareou muito minhas duvidas nas simulações que fazia.
Pois não sabia a hora exata da ordem de compra e da ordem de venda.
Otima explicação.
29.05.2020 às 8:34
Explicação fantástica, nunca vi uma explicação tão simples, clara e direta como essa, parabéns!
28.08.2020 às 10:02
Estou maravilhada com as explicações! Muito grata pelo seu trabalho de esclarecer sobre este tema.