Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

29.09.2008 | 20:13

Caos nas bolsas de valores

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, Mercados hoje, por Dalton Vieira

Fonte da imagem: Expresso - http://aeiou.expresso.ptDepois de muita expectativa, o Congresso americano rejeitou nesta segunda-feira (29) o pacote de socorro aos bancos. Sabe quem derrubou o pacote? O Partido Republicano. Isso mesmo, o partido do próprio governo foi contra o projeto defendido pelo Bush na televisão. Será que o presidente dos EUA está sem credibilidade? Eu diria que a falta de credibilidade se estende ao presidente do FED, Ben Bernanke, e secretário do Tesouro americano, Henry Paulson.

Posso estar enganado, mas a maioria não esperava pela reprovação do pacote. O sinal disso é que após a reprovação pela Câmara o pânico foi geral, chegando ao ponto da Bovespa acionar o circuit breaker após uma queda superior a 10%.

O que é o circuit breaker?
É um mecanismo que interrompe a negociação de ações por meia hora, se o Ibov
espa cair mais de 10%. Após a reabertura dos negócios se a queda persistir e chegar a 15%, mais uma vez o sistema será acionado, só que desta vez a negociação ficará paralisada durante 1 hora.

Faltou pouco para acionar o circuit breaker novamente, pois o índice em seu pior momento do dia registrou baixa de quase 14%. Nos últimos 30 minutos de pregão os caçadores de “pechinchas” foram as compras, reduzindo as perdas do dia no Ibovespa para 9,36%. O fechamento em 46.028 pontos ficou acima da região de suporte que vai de 45.908 a 45.294 pontos.

Veja o comportamento das principais bolsas pelo mundo no dia que entrará para história.

  • Dow Jones (EUA) -6,98%
  • S&P 500 (EUA) -8,79%
  • Nasdaq (EUA) -9,14%
  • Ftse 100 (Inglaterra) -5,3%
  • Xetra Dax (Alemanha) -4,23%
  • Ibex 35 (Espanha) -3,88%

Será que agora vamos até os 42 mil pontos? A vídeo análise do Ibovespa será publicada na comunidade Easynvest e amanhã (30), após o bate-papo com os clientes da corretora, ficará disponível aqui no site.

Fonte da imagem no início desta publicação: site Expresso – Portugal.

8 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Anonymous disse:

    Olá Dalton,boa tarde.. Parabens pelo Blog e pela parceria com a EasyInvest… venho acompanhando seus posts já faz algum tempo e gostaria de dar meus parabens…
    Tenho algumas curiosidades… você opera quais mercados além do mercado a vista? Voce opera opçoes ou mini indices na BMF tb?
    Você faz venda descoberta ou utiliza aluguel de acoes?? Se sim, qual corretora que utiliza?

    Abraços e mais uma vez parabens pelo blog e pela parceria!
    Daniel

  2. Ivan disse:

    Olá Dalton, hoje o mercado pegou todos nós de calça curta, todo mundo esperando o ibovespa dar uma virada quando se aprovasse o pacote, quando derrepente o dowjones pegou descendo, nem deu tempo de abrir a plataforma, não tive o que fazer, só olhar a bagaceira, agora fica muito arriscado qualquer operação, a qualquer momento pode dar um repique grande, que zebra !!

  3. Anonymous disse:

    Dalton.

    Especialmente nestes dias em que parece que tudo vai virar pó, é que mais necessitamos de suas análises bem colocadas. Pelo que entendi apenas ao final do dia de amanhã (30) teremos uma análise do IBOVESPA de hoje (29), ou seja depois de dois pregões. Isto significa qyue agora teremos suas análises com defasagem de dois dias?

    Abraço.

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Daniel,

    Além do mercado de ações, opero também o mercado de câmbio internacional (Forex). Opções somente para proteger a carteira de longo prazo, venda descoberta de jeito nenhum. Já operei também índice futuro, contrato cheio.

    Muito obrigado pelos parabéns. Espero sempre vê-lo por aqui.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  5. Dalton Vieira disse:

    Olá Ivan,

    É verdade. Particularmente esperava ocorrer o teste de alguns suportes, mas que jamais fossem ocorrer justamente hoje.

    Exemplo: na vídeo análise da CSNA3 comentei sobre o suporte em 38,77 e a maior probabilidade de testar este suporte, mas sinceramente jamais imaginava que iria ocorrer hoje!

    Encerrar as operações de compra neste comento é algo que não faria. Neste caso o estratégia seria comprar mais para reduzir o preço da entrada e vender após um movimento de alta. Vale ressaltar que esta estratégia tem um cenário específico para cada ativo. A CSNA3 por exemplo está com este cenário.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  6. Dalton Vieira disse:

    Olá,

    As vídeo análises do IBOV, PETR4 e VALE5 serão publicadas aqui no site após o bate-papo com os clientes da Easynvest. Portanto, as mesmas estarão aqui no site ainda durante a manhã, provavelmente até 11h.

    Sempre que possível farei vídeo análises de outras ativos também e análises escritas com o gráfico no mesmo dia do fechamento do pregão.

    Obrigado por elogiar as análises.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  7. OiYes disse:

    Não sabia nem que a Bovespa podia simplesmente fechar por um tempo para acalmar os nervos, e olhe que por pouco a bolsa não foi interrompida novamente no mesmo dia. Passou na TV um investidor brigando no meio da rua com os jornalistas que foram cobrir a crise, quase acabou no murro. =D

  8. Dalton Vieira disse:

    Olá OiYes,

    Na hora do pânico os investidores ficam mal humorados, tomando atitudes que impensadas. Corajosos os jornalistas que entram no momento de pânico atrás de uma entrevista ou um comentário.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.