Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

18.09.2007 | 0:46

Chegou o dia!

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

O tão esperado dia 18 de setembro chegou. Não me recordo de ver o mercado financeiro como um todo falando e aguardando durante quase um mês a decisão do FED (banco central americano) de reduzir, manter ou elevar (pouco provável) a taxa de juros nos EUA. O consenso do mercado é corte de 0,25 ponto na taxa. Será que o Ben Bernanke vai agradar o mercado?

Uma decisão do FED em manter a taxa inalterada em 5,25% pode ser muito ruim para os comprados no mercado de ações, pois é provável que haja uma forte volume de venda caso isto ocorra. Apenas lembrando que boa parte desta recuperação do Ibovespa, como também das bolsas de valores no mundo, foi apoiada na expectativa de redução da taxa de juros norte-americana.

Por outro lado se a expectativa do mercado se confirmar, é muito provável que a zona de resistência de 55.250 a 55.662 pontos seja rompida, inclusive com possibilidades de fechar acima deste patamar no próximo pregão (18/09). Este rompimento quebrará a tendência de baixa no gráfico diário (figura abaixo) do Ibovespa, o que aumentará a probabilidade ocorrer o teste do topo histórico em 58.292 pontos.


Um aspecto importante a favor dos comprados ou dos interessados em comprar é que os investidores estrangeiros continuam comprando mais do que vendendo. Houve somente um dia deste mês que as vendas foram mais fortes que as compras, que foi no dia útil (10/09) após o feriado no Brasil. Desta forma, o saldo dos investidores estrangeiros (SIE) no mês até o dia 13/09 está positivo em 1,028 bilhões de reais. Dependendo do resultado do SIE no dia 14/09, será a 4a semana consecutiva em que as compras são superiores as vendas.

Nota: clique aqui e veja o último artigo publicado aqui no blog sobre o capital estrangeiro na Bovespa.

Outro ponto a favor é que o IBOV testou e “respeitou” (não fechou abaixo) os suportes mencionados na análise “Análise da semana 10 a 14/09“, média móvel de 65 períodos e mínima/abertura do dia 13/09. Enfim, esta análise aponta para continuidade do movimento de alta do Ibovespa iniciado no dia 17/08. Agora é aguardar a colaboração do FED.

Até breve!

4 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Luiz disse:

    Dalton
    As 15:15h sai a decisão do FED. Vc acredita que caso a decisão seja de corte nos juros ainda hoje pode haver uma forte alta nas bolsas? Onde conseguir a notícia sobre a decisão o mais rápido possível?

    Obrigado e um bom dia!

    Luiz

  2. Dalton Vieira disse:

    Luiz,

    Se a decisão for de corte é provável que ocorra uma alta considerável aqui no Brasil e nos EUA. A reação das bolsas asiáticas e européias só saberemos no dia 19/09. O fato de ser 15:15hs pode limitar a alta ou baixa (depende da decisão), portanto o dia 19/09 será o grande dia para saber se realmente os investidores ficaram animados com a decisão.

    Sobre a notícia da decisão, acho que uma rápida consulta no google após 15:15hs você obterá uma resposta, por ser algo tão aguardado. Tentarei publicar a decisão o mais breve possível aqui no blog.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. Luiz disse:

    Quanto otimismo na Bovespa hoje!
    Isso quer dizer que caso ocorra um corte em 0,25%, que é o esperado, os investidores que já estão bem animados com a previsão, ficarão mais animados ainda certo?

    Luiz

  4. Dalton Vieira disse:

    Luiz,

    É o mais provável. Vamos ver…menos de 01 hora!

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.