Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

27.12.2007 | 0:08

Começou a semana de apenas 03 pregões

Publicado na(s) categoria(s) CSN, Ibovespa, Metalurgica Gerdau, por Dalton Vieira

Ibovespa – Retorno Natalino

A semana no Ibovespa “começou” confirmando o que foi comentado na análise anterior: a continuidade do movimento de alta. O IBOV fechou a quarta-feira (26) em alta de 1,89% a 64.288 pontos. A maior probabilidade para o próximo pregão (27) é o teste da resistência em 64.735.

A partir deste valor o Ibovespa entra em uma região de resistência que vai de 64.735 até a máxima histórica em 66.528 pontos. Nesta região podemos ter a ação dos ursos (vendedores), dificultando o rompimento das resistências. A queda no volume financeiro do atual movimento de alta é um pequeno alerta para os comprados. Por outro lado, esta redução no volume pode ser o resultado das festas de fim de ano. Vamos acompanhar!

CSNA3 – Ajustes ex-dividendo e ex-juros

Nesta quarta-feira (26) o valor da cotação da CSNA3 foi ajustado referente ao pagamento de dividentos (R$ 2,593 por ação) e de juros sobre o capital próprio (R$ 0,526 por ação). O crédito para os acionistas ocorrerá no dia 08 de janeiro/2008. Os valores pagos serão calculados e creditados com base nas posições dos acionistas residentes no Brasil em 21 de dezembro/2007.

A CSNA3 fechou o dia em alta de 2,61%. Outra boa notícia é que em breve provavelmente ocorrerá um desdobramento nas ações da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), a fim de tornar suas ações mais líquidas no mercado. Quem tem 100 ações da CSN passará a ter 300 ações, conseqüentemente o valor de cotação deste ativo será divido por 3, ficando mais acessível a compra de um lote padrão por um maior número de investidores.

O stop da operação de compra pode ser acionado se ocorrer um fechamento abaixo da mínima do dia 21 ($149,47). Outra opção é somente se houver um fechamento abaixo da média móvel de 13 períodos ou de $147,02.

GOAU4 – Queda sem volume

Na operação de compra deste ativo não há ainda nenhum ajuste a ser realizado no stop loss. Uma opção seria acioná-lo caso ocorra um fechamento abaixo da mínima desta quarta-feira ($67,51). Porém acredito que mantê-lo abaixo de $66,89 é um lugar mais “bem protegido”. Um ponto interessante no dia foi o teste da média móvel de 13 períodos e a pressão compradora nesta região de suporte.

O dia (26) terminou em baixa de 1,56%. O lado positivo é que o volume da queda foi muito baixo, o que em princípio é bom para os comprados. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. HuangWei disse:

    Bom dia Dalton,

    Espero que tenha dito um excelente Natal.
    Queria entender a razão de se estabelecer que o stop para o CSNA3 seria a mínima do dia anterior (21/12/2007), levando-se em vista que não é a primeira vez que vc adota esse métoda, assim como fora utilizado para as operações da Vale.

    Se não for abusar demais, poderia me dizer que linha é a SMA de 65 dias?

    Dalton, pq vc não divulga mais o seu curso por aqui no blog? Não vejo mal algum em focar na divulgação dela, afinal, você é uma pessoa altamente qualificada para tal.

    Um grande abraço

  2. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Bom dia HuangWei,

    O meu Natal foi excelente! Obrigado. Espero que o seu também tenha sido ótimo.

    O que ocorrerá se houver um fechamento abaixo da mínima do dia 21? Os suportes do gap de alta ($155,84), antiga resistência rompida ($152,51) e a mínima do candle responsável pelo rompimento da resistência serão perdidos. Portanto é um motivo para acionar o stop.

    A melhor opção é abaixo da mínima do dia 20, pois há mais suportes (barreiras) para serem ultrapassadas.

    SMA65 = Simple Moving Average (Média Móvel Simples) de 65 dias.

    Sobre a divulgação do curso aqui no blog (risosss)… essa é uma boa pergunta. Vou pensar melhor na sua sugestão, pois acho bastante válida. Muito obrigado pelo elogio!

    No momento estou fechando um treinamento em Taubaté/SP, provavelmente para janeiro. O mesmo surgiu através da iniciativa de um grupo de investidores que ficou interessado no curso através das minhas publicações aqui no site. No momento dois destes investidores (Hélio e Gustavo) são os principais responsáveis por preparar (alugar) a infra-estrutura necessária para a realização do curso. Os custos serão divididos entre os participantes. Vou verificar mais detalhes junto aos dois e divulgarei aqui no blog para os interessados, por exemplo os que moram em SP (capital), possam participar.

    Muito obrigado por enriquecer o site com sua participação. Espero sempre vê-lo por aqui.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.