Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

11.05.2010 | 21:51

Como pode? Fechamento em alta e candle de baixa

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Recebi por e-mail a dúvida abaixo de um leitor/investidor que também é percebida quando estou ministrando o curso online de Análise Técnica. Decidi compartilhar a resposta com todos.

Boa noite Dalton,

Tenho mais uma duvida quanto ao WSC. No gráfico diario onde mostra um papel que subiu, por exemplo VIVO PN, uma alta no dia (11/5/10 ) de + 5,05 %, e está em vermelho. A minha duvida é, não teria que estar em verde?

Sds.
Gustavo

Como isso é possível: candle de baixa em dia de alta ou vice-versa?

Primeiramente, o que determina se uma ação terminou o dia em alta ou baixa é a variação percentual do preço de fechamento atual em relação ao dia anterior. Na imagem abaixo destaco os dois últimos preços de fechamento da VIVO4, cuja variação foi positiva em 5,05%.
VIVO4 - Fechamento em alta com candle de baixa
Portanto, não importa a cor do candle, ou seja, se ele é de alta ou baixa. O importante é se o fechamento atual ficou acima do anterior: valorização; ou fechamento atual abaixo do anterior: desvalorização.

O que determina um candle de alta ou baixa?

De maneira simples, a posição do preço de fechamento em relação ao de abertura. Fechamento acima da abertura: candle de alta; fechamento abaixo da abertura: candle de baixa. Consulte o artigo de Introdução a Análise Técnica e entenda melhor a composição de um candlestick.

E qual o significado do candle de baixa em um dia de alta? No exemplo da VIVO4, figura acima, demonstra que o otimismo inicial do pregão foi perdendo força no decorrer do dia até o seu fechamento. Desta forma, temos um fechamento de forte alta com sinais de fraqueza dos compradores que pode levar a ação a buscar preços mais baixos (suportes) no próximo pregão.

Outro exemplo semelhante para ilustrar a explicação acima ocorreu ontem, dia 10, com a PETR4, GGBR4, dentre outras ações. Significado? Observe o fechamento de hoje (11).

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.