07.08.2007 | 20:17
Confirmação do padrão de reversão
Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, Vale, por Dalton Vieira
Hoje, dia 07/08, o Ibovespa passou boa parte do dia oscilando entre a baixa e a alta, aguardando o anúncio da taxa de juros americana. Conforme esperado pelo mercado, o FED (banco central norte-americano) manteve a taxa de juros em 5,25%. Minutos após o anúncio do FED o IBOV, acompanhando a alta do Dow Jones, fechou em alta de +1,34%.
Projeção do Fed para economia sustenta alta de Wall Street
NOVA YORK (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em alta nesta terça-feira, depois que o Federal Reserve disse que ainda espera crescimento econômico moderado mesmo que as condições de crédito tenham ficado mais apertadas para algumas empresas e consumidores.
Os pontos positivos da pressão compradora de ontem (06/08), destacados na análise anterior “Segue a forte volatilidade“, aumentaram a probabilidade de alta para o pregão desta terça-feira. Esta probabilidade foi confirmada hoje com o IBOV fechando acima da máxima do candle de ontem, conforme podemos observar no gráfico Diário (figura acima). O fechamento acima de 53.207 confirma o padrão de reversão (Hammer) dos candles.
Este sinal de alta aumenta a probabilidade do Ibovespa testar a resistência em 54.690 pontos. Na minha opinião, um fechamento acima deste valor intensificará a continuidade do movimento de alta para testar a próxima resistência em 55.998 pontos. De qualquer forma é bom estarmos atentos ao ursos (vendedores), pois o fechamento de hoje “respeitou” (não conseguiu fechar acima) a média móvel de 65 períodos. Este é o ponto negativo do sinal de alta de hoje.
Hoje a VALE5 (Vale R Doce PNA) também confirmou um padrão de reversão, semelhante ao IBOV, em um importante suporte ($75,10). Veja a figura ao lado do gráfico Diário da VALE5. Percebam que este suporte é uma antiga resistência de 03 topos, sinalizados com a letra T, por isso o descrevi como um importante suporte. Além disso, o sinal de alta ocorreu na média móvel de 65 períodos, o que aumenta a probabilidade da continuidade deste movimento de alta. Próximas resistências em $81,10 e $84,20.
Vamos ver se, no decorrer desta semana, o Ibovespa confirma este princípio de reação, após o forte movimento de baixa das duas últimas semanas.
Obrigado pela leitura. Até breve!
Deixe seu comentário