Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

23.07.2007 | 0:33

Contra-ataque dos Ursos

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

IBOVESPA

No pregão da quinta-feira, dia 19/07, o IBOV fechou (58.124) acima da máxima histórica (57.982 em 13/07), conforme mostra a figura ao lado do gráfico Diário. Neste momento o mais provável seria um dia de alta na sexta-feira (20/07). No entanto tivemos um “contra-ataque” dos ursos (vendedores) fazendo com que o fechamento deste dia fosse inferior a mínima do dia 19/07. A formação deste dia no gráfico de candlesticks chama-se Engolfo de Baixa. Este sinal aumenta a probabilidade de uma correção do IBOV testando a sua LTA (linha de tendência de alta).

No gráfico Semanal houve a formação de um Doji na máxima de um forte movimento de alta. Este Doji na máxima e dentro do corpo do candle anterior é um padrão chamado Harami Cross. Este padrão simboliza indecisão. No entanto, na minha opinião, se ao final desta semana (23 a 27/07) houver um fechamento abaixo da mínima deste Doji (56.903) aumenta a probabilidade de testar o suporte em 55.003 pontos. Para subir, fechamento acima de 58.292 pontos.

Em princípio as formações supracitadas nos gráficos Diário e Semanal sinalizam um possível controle da situação pelos ursos (vendedores) e um alerta para os touros (compradores). Vamos acompanhar se os touros demonstram sua força no decorrer desta semana ou se “as patadas” (ataque) dos ursos serão mais fortes.

Obrigado pela leitura e sucesso para todos.

3 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Diogo Moreno disse:

    É Dalton, parece que não há correção.. fico cada vez mais apreensivo para saber quando ela vem!
    Abs!

  2. Dalton Vieira disse:

    Diogo,

    A minha postura nesta semana é de alerta (stops mais curtos) devido ao fechamento da semana passada. Mas o que quebraria este alerta? Para mim um fechamento acima de 58.125 no diário e no semanal acima de 58.292 pontos.

    Eu, particularmente, não fico querendo saber quando vem a correção, isso realmente não traz coisas boas, como por exemplo a apreensão mencionada por você. Procuro apenas ler os sinais dos gráficos e planejar o que fazer de acordo com o que vejo, não com o que quero ver ou que imagino.

    No meu ponto de vista, é um momento mais de gerenciar (“reduzir”) as posições abertas do que reforçar a carteira com mais ações.

    O candle desta segunda, dia 23/07, ficou dentro do dia 20/07. Logo a meu planejamento ainda não mudou. Caso mude publicarei aqui no blog.

    Obrigado por sua participação e acompanhamento do blog.

    Abraços e sucesso.

  3. Diogo Moreno disse:

    é uma atitude interessante.. vou procurar adotar! é um prazer ler o blog, mto bem explicado, objetivo. Abraços e sucesso pra vc tmb!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.