Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

05.06.2008 | 1:39

Copom, Commodities e Oportunidades

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, Ibovespa, Petrobras, por Dalton Vieira

Copom – BC leva Selic a 12,25%, sem pistas sobre próximo passo

BRASÍLIA (Reuters) – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou nesta quarta-feira a taxa básica de juro em 0,50 ponto percentual pela segunda vez consecutiva, para 12,25 por cento ao ano, em linha com as expectativas do mercado.

A decisão foi tomada de forma unânime pela diretoria do Banco Central, que não deu indicações sobre os próximos movimentos da taxa.

“O Banco Central ainda não tem informações suficientes para avaliar se a estratégia adotada na última reunião, quando começou a elevar os juros, está dando certo. Por isso, tem que manter o plano de vôo e subir a taxa gradualmente”, afirmou Roberto Padovani, economista-chefe do Westlb.


Commodities – Puxando o Ibovespa para baixo

Nesta quarta-feira (04) o Ibovespa fechou em baixa de 1,91%, a 3ª queda consecutiva na semana. No mês a desvalorização do índice já é superior a 5%. Os próximos suportes estão em:

  • 67.865 – mínima do dia 02/05 e do mês de maio;
  • 67.544 – média móvel exponencial de 13 períodos do gráfico semanal;
  • 66.528 – antigo topo histórico (07/12/2007).

As commodities foram as principais responsáveis por mais esta queda do IBOV. O barril do petróleo WTC caiu 1,65%, cotado a $122,33 dólares. Há um suporte importante em $120,48 dólares, proporcionado pela máxima do topo anterior, logo é um possível local de recuperação ou retomada da alta. O principal índice das commodities (CRB) recuou 0,71%.

Foco nas Oportunidades

As fortes baixas dos últimos 03 pregões trouxeram vários ativos para regiões de suporte interessantes para possíveis compras. Destaco algumas ações PETR4, BBDC4, ITSA4, UBBR11 e JBSS3. A alta da Selic costuma beneficiar as ações dos bancos. A PETR4 já está com 16,5% de desvalorização e pode chegar a praticamente 18% se bater no suporte em 44,20 (máxima do topo do dia 28/12/07). A seguir o gráfico diário desta ação.

Enfim, é a chamada liquidação que o big ou smart money gosta de entrar. É ficar atento neste pregão de quinta-feira (05) nos suportes importantes de cada ação e o possível sinal de alta que venha a ocorrer.

Participação dos Investidores na Bovespa – 02/06


Obs.: Meus parabéns aos torcedores do Fluminense. Belíssima vitória em cima do bicho papão de Libertadores, o famoso Boca Júniors.

Até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.