Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

30.09.2019 | 10:48

Demonstração de Fluxo de Caixa e Divulgação de Resultado

Publicado na(s) categoria(s) Análise Fundamentalista, por Arthur Constancio


Você pode estar se perguntando, qual a importância da demonstração de fluxo de caixa, sendo que eu sei exatamente qual foi o resultado da empresa no período através da DRE?

A DRE é elaborada seguindo o regime de competência. Sendo assim, as contas são registradas no momento da concretização da operação. Ou seja, ao se fazer uma venda de mercadoria, por exemplo, a empresa registra a venda na receita do exercício. No entanto, não necessariamente ela recebeu o dinheiro naquele exercício.

Sendo assim, o lucro líquido não reflete o quanto de dinheiro foi para a empresa naquele exercício. Outro exemplo é o da depreciação de imobilizado. Imagine que a empresa deprecie seu imobilizado anualmente. A depreciação entra como uma despesa operacional na DRE, que diminui o lucro. No entanto, ela não precisa pagar nada pela depreciação. Ainda assim, o lucro é diminuído, mas não significa que ela teve uma saída de caixa.

Para sanar esse problema, temos a demonstração de fluxo de caixa. A DFC mostra todas as saídas e entradas de caixa da empresa naquele período. A DFC é dividida em atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento.

Em geral, as DFCs que as empresas apresentam são extensas e por conta disso não cabe uma ilustração aqui. No entanto, explicarei melhor a forma de se analisar a mesma no próximo artigo de nossa série de análise fundamentalista.

Resultados Trimestrais

Todas as empresas de capital aberto são obrigadas a divulgar seus resultados trimestralmente. As demonstrações podem ser encontradas no site de relação com investidores das empresas, bem como no site da CVM.

Formas de Divulgação

Junto com as demonstrações, as empresas geralmente fazem uma conferência com investidores para falar sobre o trimestre que passou, bem como planos futuros para a empresa.

Esse call que as empresas fazem é uma importante fonte de conteúdo e todo investidor deve participar para entender melhor os resultados e também a posição da equipe de gestão da empresa sobre os resultados obtidos.

Além do call com investidores, as empresas geralmente divulgam um relatório da administração, que também comenta os resultados e explica melhor as linhas de negócios das empresas. Essa é outra importante fonte de conhecimento para o investidor.

Conclusão

Após um período introdutório sobre análise fundamentalista e um sobre as demonstrações contábeis, a partir do próximo artigo passaremos a ter uma maior geração de ideias e já teremos alguns insights sobre a forma de se analisar uma empresa. Sempre lembrando que o objetivo é formar um investidor de longo prazo.

A dica final ao leitor é entrar nos sites de RI das empresas listadas na bolsa e olhar suas demonstrações. Isso faz com que você fique habituado à maneira a qual essas informações são apresentadas, de forma a iniciar seus estudos na análise das demonstrações.

Tem alguma dúvida sobre as demonstrações contábeis, fique a vontade para dizer nos comentários.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.