Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

20.10.2008 | 0:07

Dow Jones – Percentual de queda em 1929 e na crise atual

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, Mercados hoje, por Dalton Vieira

Recebi por e-mail neste final do Fábio, amigo e leitor do blog, um gráfico de linha do Dow Jones (DJI) na crise de 1929. O Fábio sugeriu que eu publicasse no blog este gráfico para “retirar um pouco” o medo dos amigos leitores e investidores que freqüentam meu site, mostrando que a queda atual “não é nada” ao compararmos com a de 1929. Será?

Como gosto de estatísticas resolvi comparar a queda do DJI em 1929 com a da crise atual. O gráfico abaixo mostra a grande queda do mês de outubro até meados de novembro em 1929. Foi uma queda de 180 pontos que representou uma desvalorização do Dow Jones de 47,3% em apenas 2 meses e meio.

Imagem original retirada do site Torre de Marfim

Na crise atual, iniciada em 2007, temos o DJI saindo de 14 mil até 8.500 pontos, representando uma desvalorização de 40% em 1 ano. O momento mais agudo da crise atual começou no mês de maio, onde tivemos reflexos fortes no índice Bovespa. Neste período o DJI saiu de 13 mil para os 8.500 pontos em apenas 5 meses, o que representou uma desvalorização de 35,2%. Veja o gráfico abaixo mostrando o que acabei de citar.

E aí, a crise atual é menos forte que a de 1929? Sim, pois em 1929 a queda foi maior percentualmente dentro de um período menor. No entanto, não sabemos ainda se chegamos ao fundo do poço na recente crise (aparentemente não) e se o fundo do poço de 1929 foi no mês de novembro ou se tivemos a continuação da queda em 1930.

Abaixo o gráfico de linha do Ibovespa com a queda iniciada em maio deste ano. Em apenas 5 meses 50% de desvalorização.
Fábio, pedido atendido! Muito obrigado pela sugestão. Agora, só não sei se consegui retirar o medo dos investidores (risosss).

Grande abraço e boa semana!
Dalton Vieira

7 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. IVAR DE CESARO disse:

    Oi amigo Dalton, podia dar uma olhada e postar esse grafico pra gente tirar alguma conclusão seria uma honra uma análise sua junto com a minha. Aqui vai o link
    http://br.advfn.com/p.php?pid=chartscreenshotshow&cb=1224481931&u= y4LCYZ%2FI5HykPzXyvCv3YgK4psTvoS3r&symbol=DBI%3ADAX

  2. Fernando Maiola disse:

    Dalton,

    Ressaltando e complementando o que se vêm comentando, parabéns por manter a qualidade do seu blog. Freqüento o site há muito tempo, desde a época em que você publicava as suas análises no orkut e linkava pro blog.
    O que eu gostaria de notar e fazer referência ao leitor que disse que vc era um novo guru, é o fato de você não fazer previsões, nem dar indicações. Suas análises são PURAMENTE educativas, como SEMPRE foi o objetivo do site, e te parabenizo mais uma vez por isso, por haver mantido a linha de raciocínio com o passar do tempo. Destaco ainda a importante questão de que é nos períodos de baixa que realmente se aprende: nos últimos meses acredito que todos temos aprendido muito com o mercado (inclusive você), e certamente sairão muito fortalecidos os que realmente souberem aproveitar essa turbulência para APRENDER sobre o mercado (como é o seu caso e os de que lêem seu blog com o intuito de aprender, e nao de “ganhar dinheiro fácil”).
    Finalizando, acrescento que o “rótulo” de guru do mercado pode não ter sido o mais adeqüado pelo Nathanael, porém a intenção que ele teve em te elogiar é compartilhada por muitos que acessam o site.
    Um abraço,
    Fernando Maiola

  3. Dalton Vieira disse:

    Olá Ivar,

    Até concordo com a sua análise das linhas de tendência, mas procuro focar neste momento no curto prazo, onde temos oportunidades desde a semana anterior de compra.

    Na sua análise você mostra o rompimento de duas LTA(s) e escreve abriu venda. Qual o momento da venda e até quando ficar segurando esta posição vendida, ou seja, qual o objetivo?

    Muito obrigado por compartilhar sua análise.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Fernando,

    Muitíssimo obrigado pelo seu depoimento. Lembro sim de você na época do Orkut. Se não estou enganado você tinha uma pequena barba ou cavanhaque na foto (risosss), correto?

    Vou tomar a liberdade de publicar o seu depoimento, caso seja contrário é só me avisar.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  5. Fernando Maiola disse:

    Dalton,

    Isso mesmo, eu tava de barba na foto do orkut… e ainda é a mesma foto hehehe
    Quanto a publicar o depoimento, fique à vontade. Em breve te enviarei por email um pequeno texto que escrevi sobre a crise, que foi embasado em suas análises sobre o SIE; tinha sido um post meu no orkut e tenho q formatar ele pra q fique numa linguagem talvez um pouco mais clara. Também tenho intenção de escrever um texto/artigo sobre um assunto muito importante na área de investimentos, acho que até a próxima semana o tenho para poder te enviar tb. Como sempre, o intuito é o aprendizado e a troca de informações.
    Abraço,
    Fernando Maiola

  6. Dalton Vieira disse:

    Olá Fernando,

    Obrigado por autorizar a publicação do depoimento.

    Será um grande prazer analisar a sua leitura da crise atual no mercado de ações. Quem sabe ainda publique a mesma aqui no site, ainda mais com o foco no aprendizado.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  7. Ivar De Cesaro disse:

    Boa noite. Respondendo sua pergunta, abriu venda até o fundo formado a alguns meses atrás que inverteu a tendência para alta no médio prazo.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.