Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

20.11.2008 | 23:42

Dow Jones, S&P 500, Commodities e Petróleo – Deterioração do cenário (vídeo)

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, Mercados hoje, por Dalton Vieira

No vídeo ao lado referente ao pregão (EUA) da quinta-feira, dia 20, faço a análise dos principais índices americanos (Dow Jones e S&P 500), do principal índice das commodities (CRB) e do barril do petróleo (WTC).

Se após o pregão da quarta-feira (19) o cenário já estava ruim para o Ibovespa na sexta-feira (21), agora está péssimo. O Dow Jones caiu mais 5,5% e o S&P 500 mais 6,7%. Se o Ibovespa for acompanhar a proporção da queda dos índice americanos, deverá entrar na faixa de suporte que vai de 31.481 a 30 mil pontos. Particularmente estou olhando para o retorno do pânico aos mercados como uma nova oportunidade de compra de curto prazo.

Amanhã, dia 21 às 11h, serão publicadas aqui no site as vídeo análises do Ibovespa, Petrobrás e Vale.

8 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. ivar de cesaro disse:

    Ola amigo Dalton: Crítica situação jamais vista nos indicadores técnicos; entrar vendido o que me diz? Acredito que ainda da tempo pois a gente n sabe ate onde vai essa queda uma obs: Dj levou 25 anos pra recuperar as cotaçoes isso sem contar juros rss; Em Abril de 1942, as cotações das acções Americanas ainda estavam 75% abaixo do seu pico de 1929 e não voltariam a esse nível até Novembro de 1954.

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Ivar,

    Sim, ainda é possível operar na ponta da venda, mas acredito que apenas para daytrade hoje. Apesar da grande queda dos dois últimos dias todos os ativos chegaram em um grande suporte do mensal que já vinha comentando aqui no site.

    Desta forma, há a possibilidade de termos uma correção maior dos mercados a partir deste momento. Hoje as bolsas internacionais estão em boa alta.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. nathanael.chaves disse:

    Dalton bom dia, disse a um colega do blog que não vê neste ano as ações da Petro a 14 ou 15 reais, crê que 17,8 seje o fundo do ativo, devido reação que houve no último movimento?
    Comprei um pouco abaixo do sup de 20,2 em 21,8, em 17,8 vê o momento para abaixar o PM?
    Acredita que ela tenha força para buscar a EMA13 do semanal ainda neste ano?

    Mais uma dúvida, estou também posicionado em MMXM3, como posso colocar um stop técnico abaixo de 2,18 que agora é o fundo histórico quantos porcento abaixo colocaria?

    Abraço.
    Nathanael.

  4. Dalton Vieira disse:

    Bom dia Nathanael,

    Essa é a minha expectativa, da PETR4 testar o suporte do diário de 18,11 a 17,80 e até mesmo o do semanal de 17,51 a 17,11 para formar um fundo que busque a EMA13 do semanal.

    Desta forma, acredito que seja interessante uma entrada entre 18,11 a 17,80 e se continuar caindo outra próxima dos 17,00 ou até um pouco abaixo. O objetivo da operação é a EMA13 do diário, por isso é necessário ter paciência.

    Seu risco será o valor da EMA13 estar abaixo do seu PM. Porém é muito menor do que vender na mínima do movimento, como você fez na BVMF3.

    Na MMXM3 o stop abaixo de 2,18 é bem longe, risco alto. Por outro lado, é o mais seguro. Outra opção seria sair se a ação fechar hoje abaixo do suporte em 2,99 (gap de alta).

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  5. nathanael.chaves disse:

    Dalton boa tarde, obrigado pela ajuda mais uma vez.
    Sabe que a derrota, em alguma operação lhe retira um pouco do medo que se instala.
    Uma coisa fixei em minha mente nesta nova rodada de trades após boas leituras sobre gráficos, e sobre o mercado em si.
    Não realizo mais prejúizos no movimento de descida, nem com rumores de que tudo irá acabar foi justamente o que ocorreu comigo em BVMF3 como comentou e GGBR4, circuit braker 3 vezes, só notícias ruins, realizei no pior momento, no momento de exaustão dos ursos, um fim de semana se passa e tudo se valoriza 30%, não estaria no lucro mas também não levaria o prejúizo que levei.
    Conforme me responde sobre stop com segurança de MMXM3 acima é justamente isto que estou protagonizando, prefiro operar sem stop e realizar mais compras para diminuir o PM do que sair fora e perder a oportunidade.
    E fixei uma outra meta caso tudo venha dar errado é que no médio prazo, talvez tudo tenha se valorizado.
    A crise é das piores mas o cenário do Brasil é dos melhores, o mundo falando e desemprego e no nosso Brasil caindo a taxa de desemprego.
    Creio que quanto mais capital externo saia, mais poder de valorização se cria, imagina daqui a 3 ou 5 meses todos olham novamente para o Brasil principalmente se os balanços estabilizarem.

    Abraço.
    Nathanael.

  6. Frances Grassi disse:

    Oi, Dalton
    Gostaria de saber se você acredita em mais quedas para o Banco do Brasil, ou deve haver um repique?
    Grata,
    Frances

  7. Dalton Vieira disse:

    Olá Nathanael,

    É isso ae, é importante planejar a compra e o local para sair dando certo ou errado a operação. Isto normalmente lhe afasta de agir impulsivamente em um momento de pânico.

    Acredito sim que o Brasil está bem no meio desta crise, mas não concordo muito com o último parágrafo do seu comentário. No entanto, isso não é o mais importante no momento, e sim aproveitar as oportunidades que aparecem com esta crise (risoss).

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  8. Dalton Vieira disse:

    Olá Francis,

    Acredito que ação vai cair ainda mais no médio prazo. Porém, há uma possibilidade de ficar acima dos 10,00 no curto prazo, com um novo movimento de alta (repique). O grande desafio (resistência) da ação está na casa dos 15,00.

    Obrigado pelo comentário. Espero sempre vê-lo por aqui.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.