Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

20.12.2010 | 13:30

Enquete de fechamento do IBOV em 2010

Publicado na(s) categoria(s) Análises, Ibovespa, por Dalton Vieira

Resultado da enquete e comentários

Ao lado o resultado da enquete “Qual sua expectativa para o Ibovespa no fechamento de 2010?”. Primeiramente agradeço a participação de todos. Como você pode perceber a perspectiva da maioria foi de ver o IBOV por volta dos 75 mil pontos. Neste momento esta possibilidade é bem remota, visto que o IBOV estava até a última sexta-feira, dia 17/12, nos 67.981 pontos.

Seria necessário o índice subir mais de 10% nas duas últimas semanas do ano para atingir a expectativa da maioria registrada pela enquete. Ao olhar para as duas últimas semanas de 2009, gráfico semanal ao lado, podemos perceber uma alta acumulada de 2,7% e um volume muito baixo. Repetindo este comportamento em 2011 teríamos o IBOV fechando o ano beirando os 70 mil pontos (70k).

Comportamento em 2010

2010 foi um ano de indefinição no médio a longo prazo para o Índice Bovespa, conforme mostra o gráfico abaixo. Começamos o ano testando a barreira dos 70k, mas a pressão vendedora nesta região levou o IBOV para a casa dos 61k em fevereiro.

Em seguida, os touros levaram o índice a testar novamente os 70k. Mais uma vez os ursos não permitiram que houvesse dois meses seguidos fechando acima desta barreira. E o pior é que jogaram o IBOV para o patamar dos 60k em maio. No 2º semestre os touros voltaram a atuar levando o índice a um novo teste dos 70k em outubro.

Adivinha o que aconteceu? Isso mesmo, os vendedores deram um “novo caldo” no índice em novembro, jogando-o para baixo da importante barreira dos 70k. Ao meu ver enquanto o Ibovespa não conseguir se sustentar pelo menos dois meses acima deste patamar, o foco das operações em 2011 permanecerão o mesmo de 2010 – curtíssimo a curto prazo.

No momento o cenário de curto a médio prazo aponta para uma nova busca dos 65k a 60k. Um fechamento de uma semana abaixo de 66.800 pontos potencializará esta chance. Para reverter esta expectativa negativa é necessário superar os 70k a 71k. Vamos ficar atentos!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.