Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

16.11.2016 | 16:59

Entenda a Mudança de Polaridade dos Suportes e Resistências

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo sobre a Mudança de Polaridade, princípio essencial da Análise Técnica.

O que é a Mudança de Polaridade?

É a conversão de um antigo suporte em resistência ou de uma antiga resistência em suporte.

Para fixar melhor este importante princípio da Análise Técnica vamos fazer uma pequena analogia. Imagine que você esteja no 1º andar de um edifício. Na parte inferior há um piso e na superior um teto.

Ao se deslocar para o 2º andar o que era teto torna-se piso. Por outro lado, ao retornar para o 1º andar o que era piso torna-se teto. Neste caso, o suporte é o piso e a resistência o teto.

Como funciona?

Vamos ver agora como funciona esse conceito simples, mas muito valioso. Na figura 1 observe que a região de suporte proporcionada por dois fundos foi superada pelo movimento de baixa destacado. Após isto o antigo suporte torna-se resistência e impede a continuidade do movimento de recuperação do preço, gerando assim um topo e um novo movimento de baixa.

Na figura 2 é o inverso. Repare que a região de resistência proporcionada por dois topos foi superada pelo movimento de alta destacado. Após isto a antiga resistência torna-se suporte e impede a continuidade do movimento de baixa do preço, gerando assim um fundo e um novo movimento de alta.

Qual o motivo do Suporte tornar-se Resistência?

A pergunta que fica é por que ocorre a mudança de polaridade? Vamos primeiramente abordar a psicologia por trás da mudança de um antigo suporte em resistência.

De maneira simples suporte é um patamar ou uma região no gráfico onde há um interesse de compra maior por parte dos investidores. Portanto, os investidores que compraram no suporte viram em seguida o rompimento do mesmo e a continuidade do movimento de baixa.

Na mínima do movimento os comprados perceberam que o prejuízo já era de 10% do capital investido. Na recuperação do preço estes mesmos investidores tendem a vender com objetivo de zerar o prejuízo. É esta ação conjunta de venda que faz com que um antigo suporte seja convertido em uma nova resistência.

Exemplo – Suporte transformado em Resistência

No gráfico diário da ITUB4 observe que o movimento de baixa destacado rompe o suporte do fundo anterior. Na recuperação do preço o antigo suporte foi transformado em resistência, impedindo a continuidade do movimento de alta.

A resistência proporcionada por um antigo suporte é considerada por muitos analistas a 2ª mais importante, ficando apenas atrás da existente em um topo. Esta resistência costuma revelar boas oportunidades de venda. No exemplo a venda acionada na região de resistência gerou em seguida um forte movimento de baixa.

Qual o motivo da Resistência tornar-se Suporte?

E qual é a psicologia por trás da mudança de uma antiga resistência em suporte? Ao contrário do suporte, a resistência é um patamar ou uma região no gráfico onde há um interesse de venda maior por parte dos investidores.

Desta forma, os investidores que venderam na resistência com o objetivo de colocar o lucro no bolso, viram em seguida o rompimento da mesma e a continuidade do movimento de alta. Com o retorno do preço para a região de venda anterior, muitos tendem a comprar com a expectativa de valorização semelhante a ocorrida após o rompimento da resistência.

Além disso, há também os que gostam de comprar o rompimento de resistências, sendo que muitos terminam deixando a oportunidade passar quando a mesma ocorre. Estes agora ficam na torcida para que o preço volte a cair para que possam comprar o ativo por um valor igual ou muito próximo ao da 1ª oportunidade. É esta ação conjunta de compra que faz com que uma antiga resistência seja convertida em um novo suporte.

Exemplo – Resistência transformada em Suporte

No gráfico diário da ITUB4 observe que o movimento de alta destacado rompe os dois topos anteriores. No recuo do preço houve uma pressão compradora justamente na antiga região de resistência, funcionando muito bem como suporte.

O suporte proporcionado por uma antiga resistência é considerado por muitos analistas o 2ª mais importante, ficando apenas atrás da região de suporte de um fundo. Este suporte costuma revelar boas oportunidades de compra. Neste exemplo a compra acionada na região de suporte gerou em seguida um forte movimento de valorização.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também aos vídeos Suporte e Resistência. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

3 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Marcelo disse:

    Astrologia pura…

  2. Augusto disse:

    Muito util, aprender padroes graficos parece ser dinheiro na mão! Otimo artigo!

  3. Dalton Vieira disse:

    Obrigado pelo comentário, Augusto. Inscreva-se no meu canal (Youtube: http://bit.ly/1guyirt) e aproveite todos os vídeos de aprendizado disponíveis (mais de 80).

    Grande abraço.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.