Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

15.11.2010 | 16:20

Entenda os Movimentos: Alta, Baixa e Lateral

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo sobre os movimentos de alta, baixa e lateral do preço – princípios essenciais da Análise Técnica.

Movimentos

O preço de um ativo no decorrer de um determinado período movimenta-se apenas em 3 direções: para cima, para baixo e de forma lateral, conforme sinalizado na figura.

Movimento de alta

Primeiramente o que é um movimento de alta? É um período de valorização do preço, caracterizado por uma pressão compradora mais forte que a vendedora. Em outras palavras, é o momento em que os compradores estão mais otimistas e os vendedores receosos.

Os vendedores com o receio de que o ativo continue subindo costumam colocar um preço mais alto para venda e os compradores otimistas aceitam pagar os valores ofertados pelos vendedores.

No gráfico de candlesticks os movimentos de alta são caracterizados por uma sequência de candles que possuem máximas cada vez mais altas em relação aos candles anteriores. Os principais movimentos de alta geralmente possuem três ou mais candles ascendentes.

Exemplo

Vamos a um exemplo prático. No gráfico diário da USIM5 você consegue perceber quantos movimentos de alta? Isso mesmo, há 3 movimentos. O 1º está entre os pontos A e B, um período de 15 dias em que a pressão compradora foi mais forte que a vendedora. O 2º está entre os pontos C e D, com duração por volta de 7 dias. O 3º e último está entre os pontos E e F, cuja duração foi semelhante ao movimento de alta anterior.

Conseguiu perceber no gráfico que entre os movimentos de alta destacados há movimentos de baixa? Pois é, em algum momento os compradores que estavam otimistas passaram a não ter interesse em pagar um preço tão alto pela ação. Já os vendedores começaram a aceitar vender a USIM5 por um valor mais baixo. É aqui que surge o movimento de baixa!

Movimento de baixa

Mas o que é um movimento de baixa? É um período de desvalorização do preço, caracterizado por uma pressão vendedora mais forte que a compradora. Em outras palavras, é o momento em que os vendedores estão mais otimistas e o compradores receosos.

Os compradores com o receio de que o ativo continue caindo costumam colocar um preço mais baixo para compra e os vendedores otimistas aceitam vender nos valores ofertados pelos compradores.

No gráfico de candlesticks os movimentos de baixa são caracterizados por uma sequência de candles que possuem mínimas cada vez mais baixas em relação aos candles anteriores. Os principais movimentos de baixa geralmente possuem três ou mais candles descendentes.

Exemplo

Voltando ao gráfico diário da USIM5, onde estão os movimentos de baixa? Isso mesmo. O 1º está entre os pontos B e C, um período de 3 a 4 dias em que a pressão vendedora foi mais forte que a compradora. O 2º está entre os pontos D e E com duração em torno de 5 dias. Após o ponto F houve também o início de um novo movimento de baixa do preço.

Percebeu que os movimentos de baixa duraram menos tempo que os movimentos de alta? Sabe por quê? Porque a ação estava em tendência de alta, assunto que será abordado em outro vídeo de aprendizado.

Movimento lateral

Como vimos inicialmente, além dos movimentos de alta e baixa há também o movimento lateral do preço. E o que é um movimento lateral? É um período de estabilidade do preço, caracterizado pelo equilíbrio entre as pressões compradora e vendedora.

No gráfico de candlesticks o movimento lateral é caracterizado por pequenos movimentos de alta e baixa em uma pequena faixa de preço, onde na maioria das vezes é difícil identificar estes movimentos com clareza.

Exemplo

Observe um exemplo prático no gráfico diário da USIM5. Após um forte movimento de baixa houve em seguida um movimento lateral do preço, representando um momento de indefinição, ou seja, equilíbrio entre compradores e vendedores.

Distinguir os movimentos do preço de uma ação é de fundamental importância na análise técnica, visto que facilitará o entendimento de outros princípios essenciais, como por exemplo tendências de alta e baixa.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também ao vídeo Topos e Fundos. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

3 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Alexander disse:

    Olá Dalton. Nesta vídeo aula sobre “movimentos”, você diz que: “Os principais movimentos de alta (ou de baixa) geralmente possuem três ou mais candles ascendentes (ou descendentes)” e que “pequenos movimentos de alta e baixa em uma pequena faixa de preço, onde na maioria das vezes é difícil identificar estes movimentos com clareza”, caracterizam os movimentos lateriais. OK. A pergunta é simples: UM ou APENAS DOIS candles, somente, podem marcar todo o período (do início ao fim) de um movimento (ou são necessários pelo menos três candles)♥

  2. Alexander disse:

    Outra dúvida. Identificado um movimento (p. ex. de ALTA – digamos que entre a mínima e a máxima tenha havido um oscilação de 7%), sobrevém um candle longo que “fecha abaixo da mínima do candle que marcou o início deste movimento de ALTA” e, após, os preços novamente começam a subir gradualmente, fazendo novas máximas e mínimas cada vez mais altas. PERGUNTA: Podemos classificar este único candle engro como um “movimento” (de queda) entre dois movimentos de alta♥

  3. Dalton Vieira disse:

    Olá Alexander,

    1. Difícil, mas isto pode acontecer em um gráfico mensal de um ativo que teve forte volatilidade em um ou dois meses no ano e depois ficou os demais meses em um movimento lateral.

    2. Sim. Como eu disse no vídeo, os principais movimentos geralmente possuem três ou mais candles. No entanto, é possível ter um movimento de alta ou baixa formado por um ou dois candles. Vai depender do tamanho da oscilação.

    Grande abraço.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.