Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

15.02.2017 | 12:50

Fim da Tendência de Alta – Saiba como ocorre

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo como ocorre o fim da Tendência de Alta.

Sinal que anula a tendência

Sendo a tendência de alta caracterizada por topos e fundos ascedentes, qual é o principal sinal gráfico que finaliza ou anula a tendência de alta de um ativo? O rompimento do suporte proporcionado pela mínima do fundo que antecede a máxima da tendência. Na prática como isto ocorre?

Na figura abaixo onde está o topo mais alto ou a máxima da tendência de alta? Correto, no ponto destacado em vermelho. Na sequência qual o fundo que antecede este topo? Ótimo, no ponto destacado em azul. Então agora marcamos o suporte deste fundo através de uma linha horizontal.

O final da tendência de alta ocorrerá através de um movimento de baixa que supere o suporte marcado. Neste caso a tendência de alta foi anulada porque quebrou a sequência de fundos ascedentes. Necessariamente o próximo fundo será formado abaixo do fundo anterior.

Exemplo – TAMM4

No gráfico diário da TAMM4, figura abaixo, repare que do ponto A ao B há uma tendência de alta bem definida pelos topos e fundos ascendentes destacados. Olhando para o ponto C como podemos saber se a ação continua em tendência de alta?

Simples, primeiramente identificamos a máxima da tendência de alta, que neste caso está no ponto B. Agora marcamos com uma linha horizontal o suporte proporcionado pela mínima do fundo que antecede a máxima da tendência.

Houve o rompimento deste suporte? Sim. Portanto a tendência de alta da TAMM4 foi finalizada. Observe que em seguida há um movimento de alta formando um fundo mais baixo que o fundo anterior, confirmando assim a quebra da sequência de fundos ascendentes.

Exemplo – ITUB4

Vamos a outro exemplo. No gráfico diário da ITUB4, figura abaixo, repare que os topos e fundos são ascendentes até o ponto A, ponto mais alto do gráfico. Qual o fundo que antecede a máxima da tendência de alta? Correto. Traçamos então uma linha horizontal de suporte na mínima deste fundo.

A partir deste momento já é possível perceber que a tendência de alta foi finalizada. Mas por quê? Porque o movimento de baixa iniciado no ponto A rompeu a linha de suporte do fundo anterior, ponto B, quebrando assim a sequência de fundos ascendentes.

A finalização da tendência de alta torna-se mais importante quando há um fechamento abaixo do suporte. Neste exemplo isto somente ocorreu no ponto C do gráfico, cujo preço de fechamento do candle está abaixo da mínima do fundo anterior.

Topo descendente

Vimos que a superação do fundo que antecede o topo mais alto anula a tendência de alta, mas e se ocorrer apenas um topo mais baixo? Veja na figura abaixo a representação gráfica do que acabei de perguntar.

A ocorrência do topo descendente destacado em vermelho anula a tendência? Não, apenas sinaliza um enfraquecimento da mesma, visto que não houve força compradora suficiente para manter a sequência de topos cada vez mais altos.

Exemplo – LAME4

O gráfico diário da LAME4, figura abaixo, mostra o preço em tendência de alta através dos topos e fundos ascendentes destacados. Após o topo mais alto observe que em seguida houve a formação de um topo mais baixo, o que não anula a tendência. No entanto, representa um sinal de fraqueza ao não conseguir manter a formação de topos ascendentes.

A finalização da tendência de alta é um importante sinal gráfico que representa, a partir deste momento, um risco maior para as operações de compra.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também ao vídeo Tendência de Alta. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

6 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Gilberto disse:

    Parabéns pelos comentários diários e vídeos. Gostaria de receber alguns materiais por e-mail.

    Todos os dias assisto suas vídeo-análises. Acho que são as melhores!

    Um abraço e obrigado por disponibilizar tantos vídeos educativos.

  2. Dalton Vieira disse:

    Oi Gilberto,

    Obrigado por prestigiar o conteúdo do site. Retirei o seu e-mail dos comentários para evitar que você receba spams.

    Para receber por e-mail todas as atualizações diárias do site, basta usar a opção Receba os artigos por e-mail (gratuitamente – menu lateral na parte superior).

    Grande abraço.

  3. FRANCISCO EDMILSO DE OLIVEIRA disse:

    Ola Dalton seus comentarios sao muito bons

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Francisco,

    Muito obrigado pelo feedback. Espero sempre encontrá-lo por aqui ou no Investmania.

    Grande abraço.

  5. Francisco Gustavo de Carvalho disse:

    Dalton Vieira, como vai?

    Você possui uma didática fantástica. Consegue transmitir com facilidade o conteúdo técnico, de forma extremamente compreensível a todos. Coisa que eu, um iniciante, sinto dificuldades ao acompanhar outros profissionais do mercado.

    Parabéns pela coerência em relação aos preços dos produtos que dispõe e pelo alto teor de conteúdo, necessários para que qualquer pessoa possa se transformar num trader profissional.

    Francisco Gustavo – São Paulo – SP

  6. Dalton Vieira disse:

    Olá Francisco,

    Muitíssimo obrigado pelo excelente feedback e por prestigiar o conteúdo do site.

    Espero sempre encontrá-lo por aqui. Um grande abraço e um ótimo final de semana.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.