Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

23.04.2010 | 11:55

Fluxo dos Estrangeiros e Ibovespa – Coerência em 2010

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, por Dalton Vieira

Mudança de comportamento após “ressaca” do carnaval

Em 2010, até o dia 19/4, o fluxo de capital estrangeiro na BM&F Bovespa está positivo em R$ 112 milhões. No gráfico abaixo podemos observar que até o final de fevereiro o movimento foi de retirada. A partir daí os gringos voltaram com força para a ponta compradora, apoiando a retormada da tendência de alta do IBOV.
Fluxo dos Estrangeiros em 2010
Além disso, tivemos a superação dos topos anteriores do ano (2010) no IBOV e fluxo dos estrangeiros. Esta coerência é favorável para o curto prazo, visando uma possível chegada do índice na região dos 72.592 a 73.920 pontos, sua resistência histórica.

Falta superar o topo de 2009

No gráfico abaixo conseguimos perceber que o maior topo do fluxo dos estrangeiros em 2009 ainda não foi superado. Portanto, apesar da boa coerência em 2010, curto a médio prazo, seria importante também ocorrer a superação deste topo para melhorar o cenário de médio a longo prazo.
Fluxo dos Estrangeiros desde 2009
Mais uma entrada de R$ 2,5 bilhões, a partir do dia 20/4, teremos a superação do topo de 2009. Caso isto não ocorra, no meu ponto de vista, abre uma boa possibilidade do IBOV não conseguir se manter acima de 72.592 a 73.920 pontos neste ano, isto é, considerando o possível teste desta zona de resistência. Vamos continuar atentos!

Um excelente final de semana a todos!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Marcio disse:

    Valeu Dalton, esses gráficos nos dão uma visã mais ampla da atuação dos estrangeiros. Vamos continuar observando.

    Abraço!

  2. Dalton Vieira disse:

    Prazer Marcio. Grande abraço.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.