Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

02.08.2007 | 20:10

Foco no mercado interno

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, Sabesp, por Dalton Vieira

O pregão de hoje (02/08) foi marcado por uma certa volatilidade, com o foco dos investidores voltado para os lucros corporativos (balanços trimestrais). No entanto, como podemos observar no gráfico Diário (figura ao lado) o volume de negociações foi muito baixo em relação aos dias anteriores.

O volume financeiro da sessão ficou em 3,55 bilhões de reais, o mais baixo desde 4 de julho, feriado nos Estados Unidos, e da média diária do ano, de 4,1 bilhões de reais.
fonte: Reuters

Apesar da alta de +0,84% do Ibovespa, continuamos dentro do candle do dia 26/07, estabelecendo assim uma pequena congestão no gráfico Diário. O destaque do dia, das ações que compõem o índice Bovespa, foi a Sabesp ON (SBSP3) com alta de +7,13% e um bom volume de negociações, sendo 105,68% superior ao dia anterior. No gráfico Diário desta ação (figura ao lado), temos bons sinais de alta, ocasionados pelo candle de hoje (02/08). São eles:

1. Fechamento acima da máxima do candle (Doji) do dia 26/07 ($46,08);
2. Rompimento da resistência em $48,32, inclusive fechando acima deste valor;
3. Nova máxima no OBV(on balance volume), voltando a acumular.

Se amanhã o fechamento desta ação se mantiver acima de $48,32, aumenta a probabilidade da continuidade da tendência de alta. Isto seria um sinal bem significativo após um padrão de baixa no gráfico Semanal, ocorrido na semana passada (23 a 27/07).

Vamos ver como se comportará o mercado amanhã, onde teremos indicadores de relevância de média para alta. São eles:

# no Brasil: IPC-Fipe (07:00h) e Pesquisa industrial mensal – Produção Física(09:30h)

# nos EUA: Relatório de desemprego (09:30h – taxa de desemprego, média de ganhos por hora e variação na folha de pagamento) e Não manufaturados ISM (11:00h)

Obs.: Os eventos acima são referentes ao mês de julho/07.

Obrigado pela leitura. Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Commodity disse:

    Oi bom dia acompanho seu blog diariamente e ficaria muito feliz se você disponibilizasse feeds completos em vez de parciais. Muito obrigado e continue com o bom trabalho!

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Commodity,

    Muito obrigado por participar e acompanhar o meu blog.

    Desculpe-me caro Commodity, mas por enquanto continuarei disponibilizando os feeds parciais do meu blog.

    O uso do recurso RSS em meu blog visa prover aos leitores/investidores uma forma de saber se há ou não novas análises ou artigos no blog, sem a necessidade de acessá-lo para obter esta informação. Enfim, possui a mesma característica do RSS da Folha Online, Globo Online, dentre outros.

    Na minha avaliação não consegui identificar pontos positivos para meu blog, em disponibilizar os feeds de modo completo.

    De qualquer forma, fica a sua sugestão. Ela não será descartada.

    Muito obrigado e abraços
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.