Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

22.02.2017 | 20:45

Formações dos Candles – Saiba quais são as principais e o que sinalizam

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo quais são as principais formações dos candles e os seus significados.

Formações dos candles

Os candles podem apresentar diversas formações após o término de cada sessão. Estas formações podem representar força ou fraqueza dos compradores ou vendedores, bem como o equilíbrio da força destes participantes do mercado. Os principais pontos de avaliação estão relacionados ao:

  • tamanho do corpo;
  • tamanho da sombra superior ou inferior;
  • posicionamento do preço de fechamento.

Força dos compradores

Qual a formação do candle que representa força por parte dos compradores? Correto. Candle de alta com corpo grande, cujo fechamento seja mais próximo da máxima, conforme destacado na figura 1.

Força dos vendedores

E qual a formação do candle que representa força por parte dos vendedores? Ótimo. Candle de baixa com corpo grande, cujo fechamento seja mais próximo da mínima, conforme destacado na figura 2.

Fraqueza dos compradores

Qual a formação dos candles que representa fraqueza por parte dos compradores? Correto. Candle com grande sombra superior, corpo pequeno na parte inferior e fechamento próximo da mínima, conforme destacado na figura 3.

Fraqueza dos vendedores

E qual a formação dos candles que representa fraqueza por parte dos vendedores? Excelente. Candle com grande sombra inferior, corpo pequeno na parte superior e fechamento próximo da máxima, conforme destacado na figura 4.

Equilíbrio entre compradores e vendedores

Qual a formação dos candles que representa um equilíbrio entre a força dos compradores e vendedores? Correto. Corpo pequeno no meio do candle e presença de sombras superior e inferior, conforme mostra a figura 5.

Quanto maior for o tamanho das sombras em relação ao corpo pequeno do candle, mais significativo será o sinal de indefinição. Desta forma, a superação da máxima ou mínima deste candle terá uma maior importância para uma possível definição do próximo movimento do preço.

Exemplo – ITUB4

Vamos ao exemplo prático usando o gráfico diário da ITUB4. Inicialmente observe o candle destacado pela letra A. A longa sombra superior e o fechamento próximo da mínima mostraram que os compradores perderam a batalha para os vendedores durante o pregão.

A fraqueza dos compradores sinalizada pelo candle A foi confirmada pelo candle destacado pela letra B. O corpo grande de baixa e o fechamento próximo da mínima desmonstraram um domínio dos vendedores durante todo o pregão, ampliando a chance de continuar o movimento de baixa.

Posteriormente houve a formação de dois candles de indefinição, destacados pelas letras C e D. O equilíbrio entre compradores e vendedores nestes dois pregões mostrou que o domínio dos vendedores visto nos pregões anteriores já não era mais o mesmo, trazendo assim a possibilidade de reversão do movimento de queda.

O candle seguinte destacado pela letra E sinalizou a fraqueza dos vendedores. A longa sombra inferior e o fechamento próximo da máxima mostraram que a batalha ocorrida durante o pregão foi vencida pelos compradores. Isto reforçou ainda mais a chance de reversão.

Na sequência, o candle destacado pela letra F, confirmou a retomada do movimento de valorização do preço. O corpo grande de alta e o fechamento próximo da máxima desmonstraram um domínio dos compradores durante todo o pregão, aumentando a probabilidade de continuar o movimento de alta.

Os candles de fraqueza e equilíbrio, caracterizados principalmente pela presença de corpo pequeno e sombras longas, são mais significativos quando ocorrem após um longo movimento de alta ou baixa. Já o candle de força, com corpo grande, tem uma importância maior no início dos movimentos, bem como no rompimento de resistências ou suportes.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também ao vídeo Candlesticks. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

10 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Ronaldo Ferreira disse:

    Caro Dalton, boa tarde!
    Acabo de assistir este video e achei-o muito instrutivo. A avaliacao da forca compradora e vendedora muito nos ajuda nas decisoes de entrada ou nao em uma operacao. Cada vez mais me convenco de que tenho muito ainda a aprender. Obrigado por tua ajuda, honesta e desinteressada financeiramente. Valeu amigo! RonaldoFloripa (as 12:20h – 20/02 SEG).

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Ronaldo,

    Concordo contigo sobre a decisão de entrada em uma operação. Obrigado pelo feedback. Continuarei trabalhando para colaborar ainda mais com o aprendizado de todos no mercado de ações.

    Até amanhã, dia 22, no vídeo chat do Investmania. Grande abraço.

  3. Gonzalez disse:

    melhor sala de aprendizado de analise grafica no brasil , coloque link para divulgar nas redes de relacionamentos

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Gonzalez,

    Wow! Muitíssimo obrigado pelo comentário e por prestigiar o conteúdo do site. Buscaremos divulgar melhor os nossos vídeos de aprendizado.

    Grande abraço.

  5. Jean Jacques disse:

    Parabéns pelo ótimo trabalho.

  6. Dalton Vieira disse:

    Muito obrigado, Jean.

    Aproveite para se inscrever no meu canal: http://bit.ly/1guyirt. Valeu!

    Grande abraço.

  7. leandro disse:

    O seu trabalho é excelente meu amigo!
    Grato!

  8. Dalton Vieira disse:

    Oi Leandro, bom dia.

    Muito obrigado por prestigiar o conteúdo do site. Espero sempre vê-lo por aqui e canal no Youtube (http://bit.ly/1guyirt).

    Grande abraço.

  9. Joce Aguiar disse:

    Dalton, obrigado pelo seu trabalho, muito prestativo. Tenho uma dúvida o Candle se forma pela abertura e fechamento do dia ou pelo fechamento do dia anterior e fechamento do dia. Por exemplo:
    A ação da ABCB4 fechou dia 24 a 18,24 e abril o pregao dia 01/03 (após carnaval) a 18,84 e fechou 18,80 teve uma alta de mais de 3% para minha surpresa o candle estava vermelho. Isto está correto?

  10. Dalton Vieira disse:

    Oi Joce, bom dia.

    O percentual de valorização é dado ao comparar o fechamento de um candle, por exemplo de um pregão no caso do gráfico diário, com o próximo. Então se fechou no candle anterior a 18,24 e no próximo a 18,80, significa que houve valorização independente da cor do candle (alta ou baixa).

    A definição de candle de alta ou baixa é dada apenas pelo posicionamento dos preços de abertura e fechamento da mesma sessão, não está relacionado a valorização de um candle para outro.

    Grande abraço.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.