Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

21.12.2016 | 19:02

Fundo Duplo – Saiba como identificar e tirar proveito

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo como identificar e tirar proveito do padrão gráfico chamado Fundo Duplo – W.

O que é o Fundo Duplo?

É um padrão gráfico ou uma figura de reversão que sinaliza a mudança de uma tendência de baixa para alta. Mas como ocorre a formação do padrão? Geralmente o fundo duplo é formado por dois fundos consecutivos que são separados entre si por um topo. A formação do padrão se assemelha à letra W.

Os fundos costumam ocorrer em uma mesma faixa de preço, podendo ser ligados por uma linha horizontal que funciona como suporte. É aceitável uma pequena inclinação desta linha. O topo entre os fundos funciona como resistência e tem papel fundamental na confirmação do padrão.

Quais são as principais características?

1. Ocorre dentro de uma tendência de baixa. Isto significa dizer que topos e fundos descendentes antecedem a formação do padrão.

2. Projeção – a projeção nada mais é que o objetivo de alta que o preço pode atingir após romper a resistência. E como é calculada esta projeção? Simples, basta pegar a altura do padrão, distância vertical entre a linha que liga os fundos e a máxima do topo, e projetá-la acima da linha de resistência após a confirmação do fundo duplo.

Outra projeção de alta é dada pela máxima do topo que antecede a formação do padrão. Isto significa dizer que, após a confirmação do padrão, o preço tende a buscar a resistência deste topo.

Mas como ocorre a confirmação desta figura de reversão?

O Fundo Duplo é confirmado após um fechamento acima da linha de resistência, proporcionada pela máxima do topo. Portanto, ao confirmar o padrão gráfico temos a reversão da tendência.

Um volume acima da média acompanhando o candle responsável pelo rompimento da linha de resistência torna a confirmação mais significativa, aumentando assim a chance de atingir a projeção de alta.

Exemplo – VIVO4

Vamos ao exemplo prático usando o gráfico diário da VIVO4. Até o ponto A podemos identificar uma tendência de baixa, devido aos topos e fundos descendentes. Após um topo descendente destacado pelo ponto B, há um movimento de baixa do preço que para de cair justamente no suporte proporcionado pelo fundo anterior.

A formação do segundo fundo, ponto C no gráfico, no mesmo nível do primeiro sinaliza uma fraqueza por parte dos vendedores, consequentemente da tendência de baixa ao não conseguir manter os fundos descendentes.

Após o fundo C, o fundo duplo já está confirmado? Não. A confirmação do padrão somente ocorreu após fechamento acima da linha horizontal traçada a partir do topo anterior.

Qual o candle responsável pelo rompimento da linha e consequentemente pela confirmação do padrão? Correto, o candle destacado pelo ponto D, pois o mesmo possui um fechamento acima da máxima do topo entre os dois fundos. Esta é uma boa oportunidade de compra, estratégia usada por muitos analistas.

Para sabermos o objetivo de alta após o rompimento, projetamos a altura do padrão acima da linha de resistência, a partir do ponto em que houve o rompimento. Observe neste exemplo que a projeção praticamente coincide com a máxima do topo anterior, o qual antecede a formação do fundo duplo e também funciona como objetivo de alta do padrão.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também ao vídeo Padrões Gráficos. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

9 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Mozart disse:

    Dalton, muito bom teu site, muito bons teus vídeos.
    Gostaria de sugerir a você fazer um sobre pivô e pontos de inflexão.

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Mozart, bom dia!

    Em breve publicaremos vídeos sobre os assuntos sugeridos.

    Muito obrigado pela sugestão e por prestigiar o conteúdo do site.

    Grande abraço.

  3. Emanuel disse:

    Dalton,

    mais uma vez, parabéns pelos seus vídeos de aprendizagem. São excelentes e didáticos.

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Emanuel,

    Obrigado pelas congratulações e feedback. Espero sempre vê-lo por aqui.

    Um ótimo final de semana. Grande abraço.

  5. Ruy disse:

    Parabéns, Dalton. Seu site é extraordinário. Sou bem iniciante, mas consigo capitar com tranquilidade o conteúdo exposto. Não sei se posso, mas gostaria de fazer uma pergunta, algo que, no geral, me parece esquecido: você disse que muitos analistas usam o ponto “D” para uma entrada, mas como saber que ao invés de começar a subir, conforme a projeção, aquela ação não vai voltar cair até o suporte, formando uma figura mais ou menos assim: “WV”, ao invés do “W” seguido da subida? Ao chegar no ponto “D” ou perto dele, o meu extinto natural seria não comprar (ao contrário do que o vídeo diz que normalmente acontece), pois eu ficaria com medo, traçando a minha referência no ponto B, resistência anterior. Muito obrigado.

  6. Dalton Vieira disse:

    Olá Ruy,

    Após o ponto D, confirmação do fundo duplo, não há como saber se o preço vai continuar subindo ou se vai cair. Apenas há uma chance maior para seguir a trajetória de alta. Em caso de queda após a compra, usamos o stop para limitar o prejuízo de operações malsucedidas.

    Grande abraço.

  7. Luiz disse:

    Parabéns amigo, ganhou mais 1 inscrito no youtube. Ótimos videos!

  8. Dalton Vieira disse:

    Oi Luiz,

    Muito obrigado por prestigiar o conteúdo aqui do site e por se inscrever no meu canal no Youtube. Sucesso!

    Grande abraço.

  9. Eduardo disse:

    aqui é lugar obrigatório para quem quer operar forex e opções binárias. prof. DALTON é o cara !

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.