Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

04.10.2010 | 20:30

Gráficos – A relação preço x tempo

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo sobre os gráficos e suas periodicidades.

Principais elementos

No vídeo de introdução vimos que a Análise Técnica estuda o comportamento do preço em um determinado espaço de tempo. Ótimo! Mas qual a principal ferramenta para realizar este estudo? O gráfico.

Quais são os principais elementos do gráfico? O preço que está sinalizado na escala vertical, eixo y, e o tempo na escala horizontal, eixo x. O preço pode ser representado de várias formas no gráfico, as mais comuns são linha, barras e candlesticks.

Como escolher o tempo gráfico?

Além de definir o tipo de gráfico, é possível escolher qual tempo gráfico será usado nas análises. Há diversas periodicidades a sua escolha, como mensal, semanal, diário ou intradiário. Este último geralmente aborda um período igual ou inferior a 60 minutos. A disponibilidade de tempo e o perfil operacional de cada investidor são fatores determinantes para a escolha do tempo gráfico.

Investidores com pouco tempo para o mercado tendem a optar por operações mais longas, consequentemente por tempos gráficos maiores, como o mensal e o semanal. Já quem prefere operações mais curtas e dispõe de mais tempo costuma selecionar gráficos diário e intradiário, como por exemplo o de 60 minutos.

Diferentes referências temporais

Para demonstrar a evolução do preço em diferentes referências temporais, usaremos como padrão o gráfico de candlesticks. No gráfico semanal cada candlestick representa um resumo do que aconteceu com o preço do ativo na semana. Excelente! E como faremos para ver com mais detalhes o comportamento do preço dentro dessa semana?

Simples! Basta visualizar o gráfico diário, onde temos um candlestick para cada dia da semana, segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira. No semanal temos apenas um candlestick representando todos estes dias, como pode ser visto na figura abaixo.

Gráficos intradiários

Podemos também analisar o comportamento do preço dentro do dia, ou seja, no pregão? Perfeitamente. Neste caso o investidor terá que visualizar gráficos intradiários, como por exemplo 60 minutos, 30 minutos ou até mesmo o gráfico de 1 minuto. Observe abaixo o gráfico de 60 minutos, onde cada candlestick mostra a oscilação do preço no decorrer de uma hora.

Finalizando, é importante destacar que conceitos como topos, fundos, suportes, resistências e tendências, ou seja, os princípios essenciais da análise técnica, são aplicados em qualquer referência temporal.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

7 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Edegar Closs Pinter disse:

    Muito bom; é necessário o aprendizado, pois ninguém coloca dinheiro no que não entende só os tolos.

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Edegar,

    Muito obrigado pelo comentário e elogio. Espero sempre vê-lo por aqui.

    Grande abraço.

  3. Ruy Cesar disse:

    Dalton, estão acabando o meu repertório de adjetivos (positivos) quanto ao seu site. Simplesmente sensacional. Mas qual periodicidade (de tempo) revela uma maior chance de acertos? Isso vai variar de acordo com o quê? Apenas o meu tempo disponível o tipo de ativo pretendido (maior ou menor liquidez dele), o humor do mercado, fatores psicológicos do comprador (trader?), tipo de operação pretendida (p. ex.: se quero um day trade, precisarei de um gráfico em minutos, mas se quero comprar na segunda pensando em vender antes do fim da semana, melhor um gráfico que mostre o comportamento do ativo na semana e no mês)? E o que devemos evitar, quais cuidados tomar? Nos deixe uma dica nesse sentido. Parabéns e obrigado.

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Ruy,

    Para maioria, principalmente iniciantes, o recomendável é usar os gráficos semanal e diário. Respectivamente um de referência e outro que gera o sinal de entrada. Usando estes tempos gráficos a duração das operações podem variar de 1 semana a 2 meses.

    Gráficos intraday exigem mais conhecimento técnico, pois com o preço oscilando o tempo inteiro na sua frente. Isto tende a atrapalhar a sua tomada de decisão de compra ou venda, pois costuma tirar o foco do investidor do lado técnico para o emocional.

    O índice de acerto costuma ser melhor usando um gráfico semanal, pois foca mais em seguir a tendência de um ativo e evita as oscilações mais bruscas do mercado. Quanto menor o tempo gráfico maior exposição ao risco proveniente da volatilidade de cada papel.

    Grande abraço.

  5. Gráficos: relação preço x tempo - Blog Investmania disse:

    [...] de estudo e análises e quais são os principais elementos a serem observados em um gráfico. Fonte: Dalton Vieira /* Be Sociable, Share! [...]

  6. Nelson de Souza Pereira disse:

    Olá Dalton!
    Vi o presente vídeo, li os comentários que fizeram; mas mesmo assim permaneço com dúvida a respeito da análise de um mesmo ativo em vários tempos gráficos, exemplo semanal – diário e 60 min., como você faz em suas análises. As vezes, em um tempo gráfico mandando aguardar e em outro tempo já indicando uma compra ou venda. Como é feita essa interpretação? Sei que o seu tempo anda escasso mas, se possível, seria interessante se você fizesse um vídeo de aprendizado sobre o assunto, pois posso lhe afiançar que esta é uma das principais dúvidas de quem utiliza a AT.
    Por fim tenho uma última pergunta a fazer. Sempre que posso, assisto aos seus calls de fechamento do mercado, e noto você fala também em sugestão feita na compra ou venda de determinado papel, durante a semana. Onde isso ocorre? Site, corretora, blog etc… Como é possível assistir?
    Mais uma vez, meus parabéns pelo excelente trabalho que vem realizando em seu blog. Tem sido de grande valia para mim.
    Um abraço,
    Nelson

  7. Dalton Vieira disse:

    Olá Nelson,

    De forma objetiva se o gráfico semanal está em tendência de alta, dê preferência por comprar fundos pelo gráfico diário ou até mesmo de 60 minutos, principalmente após o semanal já ter gerado fundo. A tendência de prazo maior é a mais importante, logo é mais interessante operar a favor dela nos gráficos menores.

    Atualmente as minhas recomendações de compra ocorrem através do site Investmania, onde inclusive realizo um vídeo chat diário às 16h45 (duração: 30min). Além disso, os clientes Easynvest podem receber as mesmas no home broker ou via SMS.

    Grande abraço.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.