Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

07.06.2007 | 21:49

IBOV

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Cenário para o Ibovespa

No final da semana passada (01/06) o Ibovespa rompeu a resistência de 52.691 pontos (figura ao lado do gráfico Diário). Entretanto, no início desta semana houve a formação de 02 Hanging Men (04 e 05/06) que sinalizam um provável enfranquecimento da tendência de alta. Perceba que o OBV (on balance volume) do Ibovespa estava acumulando (em alta) até o dia 21/05, mas nos dias seguintes de baixa (22, 23, 24/05) ocorreu a quebra desta alta. Em seguida houve nova máxima no IBOV, mas observe que o OBV fica indefinido, ou seja, não faz nova máxima nem nova mínima. Portanto, o rompimento da resistência na sexta-feira (01/06) não foi significativo, pois os volumes dos dias de alta após 21/05 foram baixos.

Após a queda da quarta-feira (06/06) o OBV passa a distribuir, ou seja, fica de baixa. Perceba que o fechamento do candle do dia 06/06 é abaixo das mínimas dos 02 Hanging Men supracitados, o que caracteriza um sinal de baixa. Significa que vai cair? Não. Significa que vai subir? Também não. Apenas sinaliza que é mais provável uma correção maior no Ibovespa do que um novo recorde de pontos. Observe que a análise que realizo é baseada em probabilidades, ou seja, em alguns momentos o que é mais provável acontecer pode não se confirmar.

E o que pode acontecer com o Ibovespa nesta sexta-feira (08/06)? Não sei. Entretanto para os investidores que gostam de compras curtas ou daytrades (comprar uma ação no dia e vendê-la no mesmo dia) está interessante. Por quê? Porque tecnicamente o IBOV está no suporte proporcionado por sua LTA (linha de tendência de alta), como mostra a figura do gráfico Diário acima. Além disso, o indicador Clímax (figura ao lado) está em uma região “sobre-vendida”, abaixo dos 50% que é um bom ponto para possíveis compras. Outro suporte interessante é do gráfico Semanal (figura abaixo) em 52.077. Enfim, são três aspectos interessantes para se pensar em compras curtas nesta sexta. Agora é identificar uma ação que esteja também em cima de um bom suporte.
Suportes mais próximos em 52.077 e 51.616 (gráfico semanal - figura acima), 50.530 e 50.234 pontos (gráfico diário). Resistência em 53.422 pontos. Estamos em um momento de cautela, principalmente após o OBV em baixa e o fechamento do último pregão (06/06).

Vamos acompanhar os próximos pregões. Em breve nova análise gráfica para o IBOV.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.