Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

13.06.2007 | 21:43

IBOV

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Forte alta após um sinal de baixa!

Conforme mencionado na minha análise anterior para o IBOV, o mais provável para o pregão de hoje (13/06) era continuar a queda de ontem (12/06). Entretanto o que tivemos, como mostra a figura ao lado do gráfico Diário, foi um dia de forte alta com um excelente fechamento e volume. O IBOV fechou em alta de +2,31% aos 52.993 pontos, acima da máxima do candle de baixa de ontem, da tentativa de subida da segunda-feira (11/06) e voltou a ficar acima da LTA (linha de tendência de alta). Além disso, houve um ótimo volume fazendo com que o OBV (on balance volume) voltasse a acumular (alta). Mais uma vez o suporte do gráfico Semanal em 51.616 pontos serviu para compras ousadas.

Os sinais de hoje mostram a retomada do controle por parte dos touros (compradores), o que aumenta a probabilidade do rompimento da resistência histórica de 53.422 pontos. Antes há uma pequena resistência em 53.162 pontos (máxima do dia 06/06). Enfim duas resistências próximas! O lado negativo para por exemplo uma forte alta amanhã é que o indicador Clímax do Ibovespa está na região sobrecomprada, em um dos pontos mais altos (70%), conforme figura ao lado.

O que vai acontecer amanhã (14/06), subir, cair ou congestionar? Sinceramente não sei. Pelos sinais de hoje o mais provável seria subir, porém o Clímax é um grande alerta para quem está pensando em comprar. Eu particularmente prefiro agir com mais cautela, comprar somente se o Clímax voltar para linha de no mínimo 0% e logicamente com os touros no comando da situação. Aproveito para destacar o texto abaixo que acho fantástico!

“Para ganhar dinheiro com suas operações de mercado, não é necessário prever o futuro. O importante é extrair informações do mercado e verificar quem controla a situação – se os touros ou os ursos. É preciso medir a força do grupo dominante e determinar a probabilidade de permanência da tendência vigente. Também é necessário planejar a gestão conservadora do dinheiro, visando à sobrevivência de longo prazo e à acumulação de lucro. Também é importante observar o funcionamento de sua mente e não descambar para a ganância ou para o medo. O investidor que fizer isso tem mais chances de sucesso do que qualquer previsor.”
Texto extraído do excelente livro do Alexander Elder: Como se transformar em um operador e investidor de sucesso.

É acompanhar os próximos pregões (quinta e sexta-feira) para identificar quem está no controle da situação.

Obrigado e até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Robson Jardim disse:

    Dalton,

    Excelente artigo. E assim como indicava o gráfico, tivemos hoje um dia alta.

    Gostei também da citação no final do artigo. Este livro é muito interessante. Recomendo a leitura.

  2. Dalton Vieira disse:

    Robson,

    Obrigado pelo comentário.

    Abraços.
    Dalton

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.