Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

17.06.2007 | 21:47

IBOV

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Touros no controle da situação…

Após os touros (compradores) retomarem o controle da situação na quarta-feira (13/06), conforme descrito na análise anterior, ocorreu o rompimento do topo histórico (53.422 pontos). No gráfico Semanal (figura ao lado) após duas semanas testando os suportes em 52.077 e 51.616 pontos, houve um excelente fechamento (54.518) acima da resistência propocionada pelas máximas dos dois candles anteriores (linha vermelha).

Na sexta-feira (15/06) o IBOV fez uma nova máxima em relação ao dia anterior, porém o indicador Clímax do Ibovespa não fez o mesmo. Devido a esta divergência e a região sobrecomprada em que está o Clímax (70%), como mostra a figura ao lado, a minha estratégia para uma possível compra nesta semana é:

1. Aguardar uma retração do Clímax preferencialmente para região de 0%;

2. Aguardar uma possível retração do IBOV em 53.723, mínima e abertura do dia 15/06, ou até 53.422 pontos que foi a resistência superada na quinta-feira e que pode se torna suporte para prováveis compras. Abaixo a figura do gráfico Diário;


3. Após ocorrer uma destas situações supracitadas, o próximo passo é rastrear uma ação que esteja com um sinal de compra em um bom suporte.

Caso identifique alguma oportunidade de compra dentro da estratégia descrita nos itens acima, publicarei aqui a análise gráfica da ação em “foco”.

O importante é extrair informações do mercado e verificar quem controla a situação – se os touros ou os ursos. É preciso medir a força do grupo dominante e determinar a probabilidade de permanência da tendência vigente.” Texto extraído do excelente livro do Alexander Elder: Como se transformar em um operador e investidor de sucesso.

Obrigado e bons negócios!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.