Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

21.06.2007 | 22:37

IBOV

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Pressão compradora coerente com o Clímax.

Nesta quinta-feira, dia 21/06, houve uma pressão compradora no Ibovespa logo após um dia de baixa e com volume considerável, como mostra a figura abaixo do gráfico Diário. No entanto, o volume de hoje foi inferior ao dia anterior de baixa e não conseguiu neste pregão fechar acima de 54.730 pontos, que é sua máxima histórica de fechamento.


O lado positivo desta pressão compradora é que ocorreu em sincronia com o indicador Clímax (figura ao lado) que voltou para cima da linha de 0% após estar na região sobrevendida de 30%.

Vamos verificar se o IBOV consegue fechar esta semana acima da máxima da semana passada (54.725 pontos) e com um bom volume, o que reforçaria a força dominante dos touros (compradores). Olhando para o lado dos comprados ou dos que ainda pretendem comprar, o ideal seria amanhã, dia 22/06, um fechamento acima de 55.000 pontos.

Com alta de hoje do IBOV identifiquei duas ações que fizeram nova máxima e fecharam acima das suas máximas históricas. São elas: GGBR4 e CMIG4. As duas tiveram um bom volume de negociações e estão com o OBV (on balance volume) acumulando. Destaque para CMIG4 que inclusive fez nova máxima no OBV. No entanto, são duas ações que já estão com altas consideráveis, logo operações neste ponto na minha opinião seriam de curtíssimo prazo.

Obrigado e até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Anonymous disse:

    Olá Dalton, o estudo é realmente muito interessante, vamos aguardar o próximo dia 03/07/07, acredito que o IBOV terá uma definição mais trasparente, isso é se corrige ou continua subindo, parabéns e até breve

    Alessandro O Conceição

  2. Dalton Vieira disse:

    Alessandro,

    Obrigado pelo comentário referente ao artigo Investimento Estrangeiro na Bolsa.

    Abraços.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.