Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

08.09.2007 | 16:56

IBOV – Análise da Semana 03 a 06/09

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal

O Ibovespa terminou a semana praticamente estável com ligeira baixa de -0,12%. O candle desta semana é um doji que simboliza uma indecisão dos investidores. Na minha opinião este Doji pode representar um sinal de reversão se houver um fechamento abaixo da mínima (54.155) desta semana. Quais são os fatores que contribuem para ocorrer este sinal de baixa:

  1. O Doji ocorreu na máxima de um movimento de alta e próximo as resistências proporcionadas pelas máximas (55.662 e 55.615) de dois Dojis anteriores;
  2. Volume financeiro decrescente nas últimas 03 semanas marcadas pela recuperação do IBOV após forte queda;
  3. Não conseguiu fechar acima da máxima (54.714 pontos) da semana passada, responsável pelo sinal de alta destacado na análise “Fechamento do mês de agosto“;
  4. Retração do Fibonacci superior a 61,8% do último movimento de baixa;

E qual seria um sinal para a continuidade do movimento de alta? Na minha opinião um fechamento acima da máxima (55.566) desta semana e principalmente das máximas destacadas no item 1.

Neste tempo gráfico há uma pequena região de suporte que vai de 53.000 a 52.500 pontos.

Gráfico Diário

Após o sinal de baixa (ponto de retorno) na resistência, o IBOV formou uma Shooting Star próximo a máxima (resistência) do dia 05/09. Este candle também é chamado de Harami (padrão dos candles), devido ao corpo pequeno dentro do corpo do anterior. Na minha opinião o candle desta quinta-feira (06/09) demonstra fraqueza dos compradores, pois não conseguiu superar a máxima (55.243) do dia anterior.

Um fechamento abaixo da mínima do dia 05/09 (54.155) e principalmente abaixo da média móvel de 65 períodos (54.000) aumentará a probabilidade de ocorrer um movimento de baixa mais forte, testando a pequena região de suporte do semanal.

Feriado – 07 de setembro

Enquanto estávamos aproveitando o feriado de ontem (07/09) as bolsas de valores dos EUA e as da Europa despencavam.

Wall Street despenca após dados fracos de emprego nos EUA
NOVA YORK (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em forte queda nesta sexta-feira, depois da primeira redução em quatro anos no emprego dos EUA, que geraram temores de uma recessão.

Índice de ações européias cai mais de 2% por dado dos EUA
LONDRES (Reuters) – As bolsas de valores da Europa fecharam em forte baixa nesta sexta-feira, com o índice de principais ações da região recuando mais de 2 por cento, depois que uma redução inesperada no emprego dos Estados Unidos gerou temores de recessão na maior economia do mundo. O índice FTSEurofirst 300 terminou em baixa de 2,15 por cento, a 1.494 pontos, depois da primeira queda no número de contratações em quatro anos nos Estados Unidos, contrariando as expectativas de criação de 110 mil postos de trabalho.

“Quaisquer que sejam as desculpas que você queira dar sobre a volatilidade dos empregos, não há como escapar do fato que o relatório de agosto foi muito ruim”, afirmou Rob Carnell, economista do ING, em um relatório.
“Para aqueles que procuravam uma evidência do impacto do subprime sobre a macroeconomia –podem parar de procurar!”, disse o economista.

O desempenho das bolsas de valores nesta sexta-feira somado a análise supracitada do Ibovespa podem sinalizar um início ruim da próxima semana. Isto só reforça a escolha da primeira opção do stop de proteção, destacado na última análise da VALE5 “Análise da semana 03 a 06/09“, para a operação de compra em andamento.

Obrigado pela leitura. Até breve!

3 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. carlos disse:

    Boa noite, Dalton.
    Aguardando tua postagem desta segunda – feira (10/09)

    Carlos

  2. carlos disse:

    Li sobre o ibovespa. E quanto a vale5? Fechou a 41,65. Fiz uma análise técnica, rapidamente e resultou num gap de baixa e noutro de alta. Grato.

  3. Dalton Vieira disse:

    Boa noite Carlos,

    Estou escrevendo a análise da VALE5. Está no forno (risosss).

    Obrigado pelo comentário e por acompanhar as análises.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.