11.11.2007 | 10:15
IBOV – Análise da Semana: 05 a 09/11
Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira
Gráfico Semanal
Em uma semana marcada pela briga entre touros (compradores) e ursos (vendedores) o Ibovespa fechou em leve alta de 0,42%, em direção oposta ao índice Dow Jones que fechou a semana em baixa superior a 4%. Será que o IBOV vai continuar a próxima semana “descolado” do Dow Jones? Sinceramente não acredito, pois a probabilidade é baixa.
Na análise da semana anterior destaquei:
A ocorrência de um Doji após um grande candle de alta aumenta as implicações baixistas no gráfico. No entanto, para confirmar o padrão de reversão deverá ocorrer na próxima semana um fechamento abaixo da mínima (63.773) desta semana.
Nesta semana o IBOV chegou a fazer uma mínima (62.279) inferior a da semana anterior, mas não fechou abaixo dos 63.773 pontos. Portanto, não houve a confirmação de um padrão de reversão. O candle desta semana demonstra indecisão, um equilíbrio da força dos touros e ursos.
Um fechamento na próxima semana acima da máxima de 65.282 sinalizará uma maior probabilidade para a continuidade do movimento de alta. Por outro lado, um fechamento abaixo da mínima desta semana confirmaria um padrão de reversão do movimento de alta após a ocorrência de dois Dojis, implicando no teste do suporte em torno dos 60.000 pontos.
Gráfico Diário
Neste tempo gráfico o IBOV rompeu sua linha de tendência de alta, testou o suporte em 62.959 pontos, mas não conseguiu fechar abaixo da média móvel de 13 períodos e da mínima do candle do dia 06/11, responsável por um bom sinal de alta.
Um fechamento acima de 65.317 será um bom sinal para os comprados. Por outro lado, um fechamento abaixo de 62.959 sinalizará o possível teste da zona de suporte de 60.894 até 59.472 pontos.
Fluxo do capital estrangeiro na Bovespa
Nas duas últimas semanas do mês de outubro os investidores estrangeiros compraram mais do que venderam. Entretanto, neste mês de novembro até o dia 07/11 as vendas foram superiores as compras, deixando o saldo dos investidores estrangeiros (SIE) negativo em R$ 956,71 milhões.
Na minha opinião, o SIE negativo somado a forte baixa do Dow Jones na semana são motivos suficientes para evitar novas compras de curto prazo na próxima semana e para quem está posicionado no curto prazo apertar as ordens de stop.
Até breve. Um ótima semana para todos.
11.11.2007 às 19:13
Dalton,
Seu blog é muito bom, visito diariamente este site, com este cenário um pouco menos favorável para altas fiquei pensando em algo que sempre me intrigou, como ganhar na queda? Penso que talvez a unica forma seja a venda a descoberto, se eu vender a descoberto e comprar no mesmo dia não existe problema, porém se eu vender hoje e comprar no dia seguinte dará uma divergência na liquidação. Voc~e tem experiência neste tipo de operação? Desde já agradeço e bons trades!
12.11.2007 às 10:44
Olá Ramos,
Eu particularmente não me interesso muito por venda a descoberto de ações. Apesar de conhecer não tenho experiência neste tipo de operação.
Uma forma de você remunerar sua carteira de ações, ou seja, aproveitar o período de baixa para realizar vendas é através do mini índice futuro da BMF, usando a plataforma Webtrading. Para maiores informações: http://www.bmf.com.br/portal/pages/webtrading1/
Muito obrigado por acompanhar o blog. Espero que continue!
Grande abraço
Dalton Vieira