Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

12.01.2008 | 0:20

IBOV – Análise da semana: 07 a 11/01

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal

A semana no Ibovespa terminou em alta de 1,48%. Porém observe no gráfico ao lado que o fechamento desta semana “respeitou” a resistência proporcionada pela média móvel de 13 períodos (MME13). Este é um sinal de fraqueza dos touros (compradores).

O IBOV agora está “espremido” entre a resistência da MME13 e o suporte de fechamento em 60.894 pontos. Um fechamento da próxima semana acima desta resistência ou abaixo deste suporte poderá sinalizar a direção do mercado que por enquanto está indefinido.

Gráfico Diário

Nesta sexta-feira (11) o Ibovespa fechou em forte de baixa de 2,48%. Esta queda fez com que o IBOV voltasse a ficar abaixo das 03 resistências que haviam sido superadas até ontem (10). São elas:

  • Máxima do dia 04/01;
  • Média móvel de 65 períodos; e
  • MME13.

O candle deste pregão (11) representa um sinal de baixa que aumenta probabilidade de nova mínima na segunda-feira (14). Agora é importante ressaltar que o cenário é de indefinição, ou seja, dentro de uma faixa de negociação (congestão). Veja no gráfico ao lado que após o primeiro movimento de alta destacado com a linha azul, não houve outro movimento de alta ou baixa que superasse a resistência (66.528) ou o suporte (58.095) do primeiro movimento, respectivamente.

Outro detalhe interessante a observar é que após o primeiro movimento de alta citado no parágrafo acima, os movimentos de baixa (linha vermelha) não superam o fundo anterior e os movimentos de alta (linha azul) não superam o topo anterior, como mostra o gráfico diário. Ao traçar uma linha passando pelos topos e outra pelos fundos observamos a formação de um triângulo, onde a aproximação do pico desta figura aumenta a probabilidade de uma definição do rumo do Ibovespa (alta ou baixa).

A queda desta sexta-feira foi coerente com todos os indicadores mistos do Ibovespa (LAD, Clímax e NH-NL), com o big money (indicador MAS descrito no artigo das 30 mais em 2007) e com as bolsas de valores dos EUA.

Wall Street tem forte baixa com aperto no consumo

NOVA YORK (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em forte queda nesta sexta-feira, completando a terceira semana seguida de perdas, com o alerta da American Express sobre o aumento da inadimplência nos cartões de crédito e sobre a diminuição dos gastos dos consumidores.

“Já se esperava que os consumidores não gastassem muito, e eles gastaram ainda menos”, disse Fred Dickson, diretor de pesquisa em varejo da D.A. Davidson, em Lake Oswego. “Os mercados agora estão com uma mentalidade muito forte de recessão”, acrescentou.

Investidores Estrangeiros – Vendendo mais do que comprando

O saldo dos investidores estrangeiros (SIE) no mês de dezembro está negativo em R$ 1,31 bilhão. Em todos os dias de pregão da Bovespa em dezembro, até o dia 09/01, os investidores estrangeiros sempre venderam mais do que compraram. Este é um sinal coerente com a leitura do gráfico semanal, onde o IBOV está no terreno dos ursos (vendedores). Veja abaixo no gráfico da evolução diária do SIE e Ibovespa a divergência ocorrida nos dias 08 e 09/01 (sinalizadas com as setas verdes).


Na minha opinião o momento é de muita cautela para investimentos no curto prazo. Nada melhor que aguardar pacientemente uma definição do “Sr. Mercado” e por melhores oportunidades.

Tenha um excelente final de semana. Até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.