Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

15.09.2007 | 16:06

IBOV – Análise da semana 10 a 14/09

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Ibovespa, por Dalton Vieira

Bolsas dos EUA têm leve alta apostando no corte de juros

NOVA YORK (Reuters) – Os principais índices do mercado norte-americano de ações fecharam em ligeira alta nesta sexta-feira, após a divulgação de dados econômicos que não alteraram a expectativa de corte de juros na reunião do banco central dos EUA na próxima semana.

Um fato que conteve os ganhos foi um alerta do banco de investimentos Merrill Lynch de que as turbulências no mercado de crédito forçaram a instituição a reduzir os valores de títulos atrelados a hipotecas de alto risco. A decisão pode prejudicar o lucro do grupo no terceiro trimestre.

Gráfico Semanal

O candle desta semana é mais um Doji que representa indecisão (certa cautela) dos investidores antes da decisão sobre a taxa de juros nos EUA. Neste clima de cautela o Ibovespa fechou a semana praticamente estável (+0,19%). O fechamento em 54.671 não foi abaixo da mínima nem acima da máxima do Doji da semana passada (03 a 06/09), o que representaria um sinal de baixa ou a continuidade do movimento de alta, respectivamente.

Na próxima semana um fechamento acima de 55.662 (resistência) ou abaixo de 52.320 (suporte) sinalizará quem está no controle da situação (compradores ou vendedores) após a divulgação do juro norte-americano. Outro fato relevante da próxima semana é a divulgação de balanços de alguns dos maiores bancos de investimentos dos EUA.

Gráfico Diário

Ontem (14/09) o Ibovespa fechou em leve baixa de -0,43% em 54.671 pontos. Neste tempo gráfico temos uma importante zona de resistência que vai de 55.250 (fechamento do dia 04/09) até 55.662 pontos (máxima do dia 31/07). O candle desta sexta respeitou esta região de resistência e a máxima do dia anterior (13/09). Pequena zona de suporte de 54.378 a 53.882 pontos (mínima desta sexta, média móvel de 65 períodos e abertura/mínima do dia 13/09).

Observando o OBV (on balance volume) temos uma pequena congestão após atingir a máxima no dia 04/09. Mais um dado técnico demonstrando indecisão/cautela dos investidores. A agenda pesada da próxima semana nos EUA provavelmente definirá para que lado direcionaremos nossas operações na Bovespa. Por enquanto, até o dia 12/09, os investidores estrangeiros estavam direcionados para compra com um saldo de +662.331 milhões de reais.

Bom final de semana!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Anonymous disse:

    Prezado Dalton

    Parabens pela forma clara com que voce descreve a movimentação da bolsa.
    Estes relatos tem sido muito util para minha aprendizagem.

    Obrigado
    Joao

  2. Dalton Vieira disse:

    Bom dia João,

    Fico feliz em colaborar com o seu aprendizado.

    Muito obrigado pelos parabéns. Comentários como este são uma grande fonte de motivação para continuar compartilhando minhas análises e informações sobre o mercado de ações.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.