Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

18.11.2007 | 9:14

IBOV – Análise da semana: 12 a 16/11

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal

O Ibovespa em mais uma semana de alta volatilidade e briga entre touros (compradores) e ursos (vendedores), fechou em alta de 0,45%. É a terceira semana consecutiva que há a formação de um doji neste tempo gráfico (figura ao lado). O ponto importante a observar após a formação do primeiro doji é que as semanas posteriores oscilaram abaixo das mínimas dos candles anteriores, porém nenhum deles fecha abaixo da mínima do anterior. Portanto, não houve até o presente momento a confirmação de um padrão de baixa.

E qual a leitura do gráfico que faço das semanas posteriores ao primeiro doji? A pressão compradora nestas duas últimas semanas impediu a ocorrência de um sinal de baixa e elevou o preço de fechamento histórico, primeiramente a 64.320 e por último a 64.609. Desta forma, na minha opinião a maior probabilidade está no rompimento do topo histórico (65.948), principalmente após testar os suportes proporcionados pela MME de 13 períodos e o fechamento em 60.894 pontos.

Gráfico Diário

Dando continuidade a perspectiva de alta supracitada, no gráfico diário (figura ao lado) o IBOV cancelou um forte sinal de baixa do início da semana (12/11) ao fechar em 64.630 pontos no dia 14/11, aliado a um bom volume financeiro. Na sexta-feira, dia 16/11, houve o teste do suporte proporcionado pela MME de 13 e novamente ocorreu uma pressão compradora fazendo com que o Ibovespa fechasse o dia estável (-0,03%).

O alinhamento dos 02 tempos gráficos (semanal e diário) a favor dos touros reforça uma maior probabilidade do rompimento do topo histórico. E o que quebraria esta perspectiva de alta? Um fechamento abaixo da mínima do dia 14/11 em 62.918 pontos, o que levaria o IBOV novamente para baixo da MME de 13.

A seguir as resistências que antecedem o topo histórico e importantes para se observar o comportamento do IBOV caso estas sejam testadas.

  • Linha de tendência de baixa (LTB)
  • 65.282 – máxima do dia 08/11
  • 65.317 – maior fechamento histórico (31/10)

Ponto desfavorável

Qual é o ponto que está divergente da maior probabilidade de alta do Ibovespa? O saldo dos investidores estrangeiros que neste mês até o dia 13/11 está negativo em R$ 2,91 bilhões. Este é o ponto de alerta.

Vamos ver se nesta próxima semana temos a decisão para qual lado vai o IBOV.

Uma ótima semana para todos!

4 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Jean disse:

    Olá Dalton! Faz alguns meses que acompanho o mercado de capitais e essa semana me pareceu especialmente difícil de fazer qualquer análise, não? Grande abraço!

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Jean,

    É verdade. Veja o gráfico diário: sinal de baixa, retorna e faz um sinal de alta, e por último nesta segunda novo sinal de baixa.

    Neste momento é melhor ficar de fora e aguardar no gráfico semanal, pois nas últimas 03 semanas candles de indecisão.

    Obrigado pelo comentário.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. Paulo disse:

    Olá Dalton,

    Com a crise subprime rondando novamente, houve revisão para baixo do índice ibovespa para final de 2007 e 2008? O que vc acha?

    Obrigado.

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Paulo,

    Acredito que seja o mais provável diante da possibilidade de retração (analistas falam em recessão) da economia dos EUA. Caso este fato ocorra as demais economias serão impactadas.

    É um momento de cautela para quem opera no curto prazo. Para as carteiras de longo prazo, pensando por exemplo em aposentadoria em ações, são momentos bons para adicionar ações na carteira.

    Obrigado pelo comentário.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.