Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

19.01.2008 | 0:53

IBOV – Análise da semana: 14 a 18/01

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Ibovespa, por Dalton Vieira


Plano de Bush desaponta investidores e bolsas dos EUA caem

NOVA YORK (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos caíram pelo quarto dia seguido nesta sexta-feira, para fechar a pior semana do índice S&P 500 em cinco anos com a preocupação de que o esforço da Casa Branca para impulsionar a economia possa não evitar uma recessão.

“O medo é de que o plano, e mesmo o Fed, possa não ter poder de fogo suficiente para reverter o caminho da recessão”, disse Richard Sparks, analista de ações da Schaeffer’s Investment Research, em Cincinnati.


Gráfico Semanal

Na análise da semana anterior (07 a 11/01) comentei:

“…observe no gráfico ao lado que o fechamento desta semana “respeitou” a resistência proporcionada pela média móvel de 13 períodos (MME13). Este é um sinal de fraqueza dos touros (compradores).”

Com a fraqueza dos touros e força do ursos (vendedores) o Ibovespa terminou a semana em baixa de 7,16%. O candle desta semana representa um forte sinal de baixa, pois o fechamento em 57.506 pontos foi abaixo de importantes suportes. São eles:

  • 60.091 – Mínima da semana anterior;
  • 59.414 – Mínima da semana de 17 a 21/12;
  • 58.292 – Máxima da semana de 16 a 20/07 (princípio da mudança de polaridade); e
  • 58.095 – Mínima da semana de 26 a 30/11.

Este candle aumenta a probabilidade de ocorrer na(s) próxima(s) semana(s) o teste da região de suporte que vai de 55.600 a 53.690. O que reverteria este sinal de baixa? Um fechamento acima da máxima desta semana (62.536) e da média móvel de 13 períodos, o que é menos provável.

Gráfico Diário

Nesta sexta-feira (18), divergindo das bolas de valores dos EUA, o Ibovespa fechou em alta de 0,82% e deu uma pequena “aliviada” no estrago deixado pela queda dos 03 últimos pregões. Como podemos observar no gráfico ao lado, o movimento de baixa rompeu e fechou abaixo de 03 suportes proporcionados por fundos anteriores (60.091, 59.414 e 58.095 pontos). Estes mesmos suportes serão resistências para um possível movimento de alta.

A maior probabilidade é do Ibovespa testar o suporte em 55.566, o que pode ocorrer após uma retração (alta) do atual movimento de baixa.

Longo Prazo

Momentos de forte baixa são bons para adicionar ações na carteira de longo prazo (10 a 20 anos). Porém é importante que esta adição não seja realizada em uma única tacada. O ideal ao meu ver é ir realizando compras em doses homeopáticas, aumentando o volume da dose com a continuidade da queda do Ibovespa.

A seguir as regiões de suporte que considero interessantes para reforçar a carteira de longo prazo.

  1. Em torno dos 55.500 pontos, pois coincide com suportes nos gráficos diário (máxima do dia 04/09), semanal (abertura e fechamento de algumas semanas justamente nesta região) e mensal (média móvel de 13 períodos);
  2. Em torno dos 52.300 pontos. Coincide com suportes nos gráficos semanal (média móvel de 65 períodos) e diário (mínima do dia 10/09); e
  3. Se continuar caindo… em torno dos 48.500 pontos. Importante suporte do gráfico semanal.

Para este perfil de investimento é muito importante investir em empresas de fundamentos com boas perspectivas de crescimento, até porque o objetivo é deixar na carteira por um longo período. “Casar” as duas análises (técnica e fundamentalista) é uma boa alternativa para selecionar boas opções.

Desejo um excelente final de semana a todos!

4 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Marcelo disse:

    Prezado Dalton, a divergência de baixa na LAD e no Clímax do IBOV reforçam a tendência de queda para os póximos pregões?

  2. Filipe disse:

    É Dalton,
    podemos ter boas compras quando esse tornado passar. Até la, o chão é o limite!!

    Boa semana,
    Filipe

  3. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Marcelo,

    A divergência de baixa da LAD do Ibovespa é realmente é um indicativo de nova baixa. Vamos aguardar!

    Obrigado pelo comentário e por destacar esta divergência.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  4. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Filipe,

    É verdade! Quem sabe lá por volta dos 55.000 pontos. É aguardar pacientemente pela oportunidade.

    Obrigado pela participação.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.