Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

20.10.2007 | 14:11

IBOV – Análise da semana: 15 a 19/10

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal

O Ibovespa terminou a semana com baixa de 2,50%. Esta queda representou um sinal de baixa, chamado Evening Doji Star (padrão dos candles), dentro da tendência de alta no gráfico semanal (figura ao lado). Este sinal aumenta a probabilidade da continuidade da correção do último movimento de alta de quase 20.000 pontos.

Neste tempo gráfico há uma região de suporte para esta correção que vai de 59.535 (mínima da semana 01 a 05/10) até 58.292 pontos (antiga resistência – máxima da semana 16 a 20/07). Esta região pode proporcionar bons sinais de compra.

Gráfico Diário


Medo de recessão nos EUA gera pior queda na Bovespa desde julho
SÃO PAULO (Reuters) – A Bolsa de Valores de São Paulo registrou nesta sexta-feira a maior queda diária desde o final de julho, contaminada pelo desempenho ruim dos mercados acionários globais diante de novos temores de recessão nos Estados Unidos, a maior economia do mundo.

A nova onda de temor sobre a saúde da economia dos EUA, deflagrada nesta sexta-feira, começou com a Caterpillar, maior fabricante de equipamentos pesados do país. A companhia reduziu sua previsão de lucro e afirmou que diversas indústrias-chave nos EUA, das quais é fornecedora, estavam em recessão.

O Ibovespa fechou a sexta-feira, dia 19/10, em forte baixa de 3,74%. O grande candle de baixa deste dia, com fechamento abaixo das mínimas dos candles anteriores e da média móvel exponencial de 13 períodos, representa uma maior probabilidade do teste da região de suporte no gráfico diário (figura ao lado).

Esta região que vai de 60.098 (fechamento do dia 03/10) a 59.535 pontos (mínima do dia 04/10) coincide com a linha de tendência de alta (LTA), o que aumenta a importância desta faixa de suporte e pode proporcionar possíveis pontos de compra. Um fechamento abaixo de 59.535 significa a quebra da tendência de alta neste tempo gráfico. Outro suporte importante está em 58.292 pontos, máxima do dia 19/07.

Na minha opinião, a análise dos gráficos diário e semanal após o fechamento desta semana aliada ao saldo negativo (2,2 bilhões de reais) dos investidores estrangeiros na Bovespa, proporciona um cenário de risco mais elevado para a realização de compras de ações. O fechamento da próxima semana pode alterar este cenário, mas a minha leitura é de aguardar um melhor momento para novas operações, até porque o lucro desde o final de agosto foi excelente.

Até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.