Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

23.12.2007 | 15:21

IBOV – Análise da semana: 17 a 21/12

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal

A semana que iniciou em forte baixa de 4,19% terminou com Ibovespa fechando em alta de 1,05%. Esta reação dos touros (compradores) proporcionou a formação de um Hammer (padrão de reversão dos candles) na região de suporte, conforme mostra o gráfico ao lado.

Gráfico Diário

Acompanhando as altas das bolsas de valores dos EUA, Europa e Ásia, o Ibovespa fechou a sexta-feira (21) em alta de 2,24% em 63.097 pontos.

Ações em Wall Street sobem com tecnologia e bancos

NOVA YORK (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam a sexta-feira com forte alta, reagindo ao bom lucro da fabricante do BlackBerry e a notícias de que o Merrill Lynch poderá receber um investimento.

Os investidores também se animaram com um relatório do governo mostrando que o gasto pessoal nos Estados Unidos aumentou acima do esperado em novembro, sugerindo que o consumidor não perdeu a vontade de comprar mesmo em meio a sinais de desaceleração da economia.

O candle deste dia aumenta a probabilidade da continuidade do movimento de alta, visto que o fechamento foi acima das seguintes resistências:

  • Média móvel exponencial de 65 períodos;
  • Máxima do dia 17;
  • Máxima do Doji do dia anterior (20);
  • Média móvel exponencial de 13 períodos.

A alta do Ibovespa foi importante para as operações de compra em andamento da CSNA3 e GOAU4 após os sinais de alta no dia 19 divulgadas aqui no site. As análises da semana destes ativos estão logo abaixo.

O ponto negativo nesta alta do Ibovespa é que os investidores estrangeiros estão vendendo mais do que comprando desde a segunda semana de dezembro. O saldo no mês ainda está positivo em R$ 121,11 milhões (até o dia 19/12), mas já foi de R$ 2,05 bilhões. A seguir o gráfico diário da evolução do saldo dos estrangeiros na Bovespa e do Ibovespa.


Feliz Natal a todos. Boas festas e até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.