Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

28.01.2008 | 0:04

IBOV – Análise da semana: 21 a 24/01

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal

A semana foi marcada pela alta volatilidade nas bolsas de valores pelo mundo. O Ibovespa durante a semana teve 02 dias de forte baixa e 02 dias de forte alta. Resultado: o fechamento da semana foi praticamente estável, registrando uma ligeira baixa de 0,07%. O candle desta semana possui a formação de um Doji ou também de um Hammer. Ambos são padrões de reversão dos candles que necessitam de confirmação para indicar um sinal de alta.

Na minha opinião a confirmação de um sinal de alta ocorrerá se houver um fechamento na sexta-feira (01/02) acima da máxima (57.674) desta semana. O ideal seria um fechamento acima da média móvel de 13 períodos (MME13), ou seja, em torno dos 61.000 pontos.

Gráfico Diário

O último dia (24) de pregão da semana terminou dando seqüência a reação dos touros na região de suporte iniciada no final do pregão do dia 23, destacada na análise Reação no suporte. O Ibovespa fechou a quinta-feira (24) em alta expressiva de 5,95%.

Esta recuperação no final da semana e na região de suporte dos gráficos diário, semanal e mensal sinaliza uma maior probabilidade de nova máxima na próxima semana, entrando na importante região de resistência que vai dos 58.000 aos 60.000 pontos.

Nesta região (a partir dos 58.000 pontos) provavelmente ocorrerá uma pressão vendedora. Os investidores que aproveitaram as boas oportunidades de compras no curtíssimo prazo após o movimento de baixa do IBOV, em torno de 10.000 pontos, tendem a realizar os lucros (vendendo). O objetivo é garantir os lucros das compras dentro de um contexto de baixa.

Cenário Externo

Na sexta-feira (25) em que tivemos a Bovespa fechada devido ao aniversário da capital paulista, as bolsas de valores dos EUA e da Europa fecharam em baixa. O destaque foi para o índice Dow Jones que voltou a registrar nova baixa (1,38%), mesmo após novos anúncios de ajuda à economia norte-americana com objetivo de tentar evitar a recessão ou no mínimo reduzir o seu prazo de duração.

Agenda da Semana

A agenda desta semana (28/01 a 01/02) está pesada nos EUA. Abaixo alguns dos eventos:

  • Reunião do FED na quarta-feira (30). Será que haverá mais um corte na taxa de juros?
  • Produto Interno Bruto do quarto trimestre de 2007
  • Dados da inflação (PCE)
  • Relatório de Empregos

Com estes eventos a semana que antecede o carnaval tende a ser bem agitada na Bovespa.

Investidores Estrangeiros

Até o dia 22 de janeiro o saldo dos investidores estrangeiros (SIE) estava negativo em R$ 4,67 bilhões. O dia 14 foi o único dia do mês, até a terça-feira (22), em que os investidores estrangeiros compraram mais do que venderam. Observe o desempenho diário do SIE em janeiro.


Enfim, a cautela e a paciência para aguardar novas oportunidades são, ao meu ver, essenciais para esta semana (28 a 01/02).

Tenha uma ótima semana. Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Diogo Moreno disse:

    Nossa, esse gráfico do SIE é realmente impressionante! Pena que tem essa defasagem tão grande de tempo. Abs!

  2. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Diogo,

    Que bom te ver por aqui novamente. Concordo plenamente contigo, o SIE é uma informação importante. Se não houvesse a defasagem de dois seria melhor ainda.

    Obrigado pelo comentário.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.