Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

27.10.2007 | 16:53

IBOV – Análise da Semana: 22 a 26/10

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Semanal

O Ibovespa iniciou a semana dando prosseguimento ao sinal de baixa da semana passada, chegando a testar o suporte em 59.535 pontos comentado na análise da semana: 15 a 19/10. Nesta região os touros (compradores) entraram em ação realizando compras no suporte. O resultado desta pressão compradora foi uma alta de 5,55% na semana. O forte candle de alta desta semana abortou o sinal de baixa (Evening Doji Star) e emitiu um sinal de alta ao fechar acima das máximas dos dois candles anteriores (63.841 e 64.168 pontos).

Gráfico Diário

No último pregão da semana o IBOV fechou em forte alta de 3,10%, fazendo nova máxima histórica. O grande candle de alta desta sexta-feira (26/10) rompeu e fechou acima de duas importantes resistências 63.348 e 64.168, máximas dos dias 19/10 e 11/10, respectivamente.

Os gráficos diário e semanal apontam para nova máxima histórica do Ibovespa na próxima semana. No entanto, há algumas divergências importantes que destacarei a seguir.

Divergências

A nova máxima histórica do Ibovespa não foi acompanhada pelos indicadores:

- OBV (on balance volume): destacado acima no gráfico diário;
- LAD (Linha de Avanços e Declínios): é um indicador que contabiliza o saldo do número de ações que subiram e caíram no dia. A LAD do Ibovespa (gráfico abaixo em vermelho) é o saldo acumulado diariamente de quantas ações, por exemplo na sexta-feira (26/10), fecharam em alta e em baixa. Divergência: O Ibovespa supera o seu topo histórico e a LAD não faz o mesmo.


- Clímax: é um indicador que exibe o saldo das ações que subiram e caíram coerentes com o OBV (On Balance Volume). Por exemplo, no dia 26/10 somente 10 ações das 63 que compõem o índice Bovespa tiveram alta coerente com o OBV, ou seja, somente 10 estavam com o OBV acumulando. Veja na figura abaixo a divergência: Ibovespa supera o topo anterior e o Clímax não.


Além disso, outro ponto divergente que venho comentando aqui no blog é o saldo dos investidores estrangeiros (SIE) no volume total da Bovespa, cujo valor no mês de outubro é de R$ -3,44 bilhões. Nos 03 primeiros dias da semana os estrangeiros venderam mais do que compraram. A seguir o gráfico com a evolução diária do SIE e o Ibovespa deste mês.

Obs.: Não há dados ainda dos dias 25 e 26/10 devido à defasagem de dois dias da Bovespa na divulgação destes dados.

Na minha opinião as divergências destacadas acima são motivos para encurtar os stops das operações de compra. Por exemplo: No caso da PETR4 o stop estaria um pouco abaixo da mínima ($69,22) do último pregão (26/10).

Bom final de semana. Até breve!

6 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. AC disse:

    Agradeço a excelente análise.
    Um ponto não ficou claro para mim.
    O que seria LAD?

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá AC,

    Obrigado pelo elogio.

    Resolvi colocar a descrição da LAD na própria análise realizada. Caso ainda tenha alguma dúvida é só avisar.

    Tenha um ótimo domingo.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. Anonymous disse:

    Caro Dalton

    Após vc ter zerado a sua carteira(antes de ir às merecidas férias no nordeste), vc já fez alguma compra de ativos? Se sim, poderia informar quais e o peso de cada uma, na carteira?
    Se ainda não, poderia informar quais os que estão em sua mira, para a próxima semana ou seguinte?

    Um forte abraço
    A Benção de DEUS é única e insubstituível!

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá caro leitor/investidor,

    Por enquanto estou aguardando um melhor cenário.

    Na sexta-feira, dia 26/10, a USIM5 deu um sinal interessante de compra no gráfico diário. No entanto, continuo cauteloso devido às divergências mencionadas nesta análise do Ibovespa.

    Obrigado por participar. Tenha uma ótima semana.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  5. Diogo disse:

    Dalton,
    daonde você tira a tabela de “Maiores Volumes” que vem aparecendo nas últimas análises? Vc se importa de dizer qual corretora vc está operando e dizer se está satisfeito com ela?

    Abração, e excelente análise.
    Diogo.

  6. Dalton Vieira disse:

    Olá Diogo,

    A tabela “Maiores Volumes” é de um programa que acompanha o winstockchart, site: http://www.winstockchart.com.br.

    Costumo investir através da Ágora Invest e por enquanto estou satisfeito. Estou de olho no Banif que possui um valor fixo de corretagem menor. Um amigo meu está operando lá, estou aguardando um tempo para ver o nível de satisfação dele.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.