Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

02.12.2007 | 18:05

IBOV – Análise da semana: 26 a 30/11

Publicado na(s) categoria(s) Análises Semanais, Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Mensal – Reação no final do mês

Neste mês de novembro o Ibovespa fechou em baixa de 3,54%. Chegou a oscilar abaixo da mínima (59.472) do mês anterior, mas a pressão compradora neste suporte foi forte o suficiente para fazer reduzir as perdas do mês que chegaram a ser de 11% no dia 27/11. Este foi um sinal de que os touros continuam no comando no gráfico mensal.

Gráfico Semanal – Touros em ação no suporte

Após testar o importante suporte em 58.292 pontos o IBOV fechou a última semana do mês de novembro em alta de 3,34%. O fechamento desta semana aumenta a probabilidade de testar a resistência em 64.609 pontos. Observe que a média móvel exponencial de 13 períodos (MME) funcionou como um importante suporte, não ocorrendo um fechamento abaixo da mesma após oscilar abaixo nas duas últimas semanas. Este é um sinal que ainda o controle é dos touros (compradores) neste tempo gráfico.

Outro ponto importante na semana foi o volume financeiro muito superior ao da semana (19 a 23/11) de queda. Ponto a favor para o teste da resistência supracitada.

Gráfico Diário – Testando a LTB

A partir do dia 27/11, onde houve o teste do suporte em 58.292 pontos, houve uma forte pressão compradora fazendo com que o Ibovespa tivesse altas consecutivas até o fechamento da semana. Um ponto que reforça este movimento de alta é o aumento crescente do volume financeiro. Outra variável a favor é que o IBOV voltou para o terreno dos touros (compradores), acima da MME.

No momento o gráfico está na resistência proporcionada pela linha de tendência de baixa (LTB). Um fechamento acima da máxima (63.701) da sexta-feira (30/11) aumentará a probabilidade do Ibovespa retomar a tendência de alta, caso ocorra um fechamento acima de 64.630 pontos.

Qual seria o sinal ruim para o atual movimento de alta? O não fechamento acima de 63.701 e um fechamento abaixo da MME. Estas ocorrência aumentariam a probabilidade da confirmação da tendência de baixa (pivô de baixa).

Boa semana para todos. Até breve!

3 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Dalton Vieira disse:

    Olá Filipe,

    Apesar de você ter excluído o comentário, provavelmente por ter visto a data do próximo treinamento no banner que está acima das postagens, vou responder a pergunta que constava no mesmo.

    O próximo treinamento aqui em Brasília será realizado nos dias 14, 15 e 16 de dezembro.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  2. Filipe disse:

    Justamente, foi o hábito de perguntar para depois procurar. Provavelmente vou conseguir estar presente neste curso!

    Quanto antes me preparar para operar no mercado, melhor será e mais rápido será o retorno do investimento. Te vejo lá!

    Abraços,
    Filipe

  3. Dalton Vieira disse:

    Olá Filipe,

    Aguardarei a sua presença. Será um prazer conhecê-lo pessoalmente.

    Grande abraço e até breve!
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.