Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

20.08.2007 | 20:07

IBOV – Cenário de incerteza continua…

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Bovespa fecha em alta, mas cenário ainda é de incerteza
SÃO PAULO (Reuters) – Os investidores esboçaram uma reação e a Bolsa de Valores de São Paulo fechou em alta de mais de 1 por cento nesta segunda-feira, com um cenário externo um pouco mais tranquilo, diante da escassez de dados econômicos e notícias de peso sobre o setor de crédito.

“Isso não vai terminar logo. É uma crise de liquidez”, afirmou Miguel Daoud, diretor da Global Financial Advisor.

Apesar da alta de +1,33%, no gráfico diário (figura ao lado) o Ibovespa continua dentro do candle de indecisão da sexta-feira (17/08). Neste momento há 04 resistências relativamente próximas. São elas:

  • 49.588 pontos – máxima do dia 17/08;
  • 50.214 pontos – antigo suporte do fundo do dia 24/05;
  • 50.884 pontos – antigo suporte do fundo do dia 08/06;
  • 51.317 pontos – antigo suporte do fundo do dia 06/08.

Entre o fechamento de hoje (20/08) e a última resistência supracitada são 2.111 pontos. Em termos percentuais representa 4,29% sobre o fechamento atual (49.206). Na minha opinião é um espaço muito pequeno para se pensar em compras de curto prazo, com exceção de daytrades. O melhor seria aguardar como se comportará o índice nestas 04 resistências. Se fechar acima de 51.317 com um bom candle de alta e um forte volume de negociações, aumenta a probabilidade de uma correção mais acentuada do último movimento de baixa.

Neste momento o que poderia sinalizar a continuidade do movimento de alta? Um fechamento abaixo da mínima do dia 17/08 (46.876) e principalmente abaixo de 46.752 aumentaria a probabilidade da continuidade do movimento de baixa.


Com a crise nos mercados internacionais, todo cuidado é pouco com os investimentos no Brasil. Clique aqui e ouça a opinião de Mauro Halfeld, comentarista da rádio CBN.

O mercado imobiliário dos Estados Unidos pode enfrentar novas turbulências. Clique aqui e ouça a opinião da Miriam Leitão, comentarista da rádio CBN.

Até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.