Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

14.05.2008 | 0:32

IBOV – Divergência na resistência

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

O Ibovespa nesta terça-feira (13) fechou praticamente estável (+0,12%). Ao testar a casa dos 71.000 e a resistência em 70.973 pontos houve a ação dos ursos (vendedores). Esta pressão vendedora é coerente com a divergência de baixa apontada pela LAD (linha de avanços e declínios) e o Clímax do IBOV.

Observe no gráfico abaixo que o IBOV (linha azul) faz nova máxima histórica de fechamento (supera o topo anterior), mas a LAD (linha vermelha) não consegue superar o topo anterior. Além disso, hoje (13) o IBOV fez nova máxima de fechamento e a LAD apresentou queda. A queda da LAD significa que das 64 ações do índice Bovespa um maior número registrou queda.


O cenário do indicador Clímax do Ibovespa está semelhante ao da LAD, configurando uma divergência de baixa.

No gráfico diário (figura ao lado) temos a formação de um Doji. Esta formação dos candles pode significar um padrão de reversão se houver, na minha opinião, um fechamento abaixo da mínima (70.107) deste dia. Outro detalhe que representa inicialmente fraqueza dos compradores é o fechamento em 70.503 pontos, o qual não conseguiu superar a resistência em 70.545 pontos (máxima do dia 07).

Em princípio os sinais apontam para uma possível retração do Ibovespa no próximo pregão. Vamos ver se este indício concretizará.

Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Antônio disse:

    Dito e feito Dalton IBOV fecha no vermelho

  2. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    É verdade Antônio,

    O IBOV confirmou os sinais da análise técnica (gráfica).

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.